A Gol (GOLL4) informou nesta terça-feira (3) que assinou acordos para aquisição de 28 aeronaves adicionais Boeing 737 MAX-8, que devem reduzir seus custos unitários em 8% em 2022.
A Gol explica que as aeronaves serão financiadas via 15 arrendamentos operacionais diretos, nove sale-leasebacks, e quatro arrendamentos financeiros. A empresa aérea pretende ter cerca de metade da sua frota própria em arrendamentos financeiros, e o restante em arrendamentos operacionais “para preservar sua alta flexibilidade para aumento ou redução da oferta com base na demanda”, explica.
Com as novas aquisições, a Gol acelera a transformação de sua frota do Boeing 737 NG para o 737 Max. O CEO da aérea, Paulo Kakinoff, destacou que “estamos acelerando nosso plano de transformação da frota em antecipação à forte recuperação das viagens aéreas no cenário pós-pandemia.”
De acordo com o executivo, o 737 MAX permite que a companhia cresça de maneira ainda mais competitiva com a expansão de rotas de destinos, ao mesmo tempo em que proporciona ganhos de eficiência, “gerando assim mais valor para todos os stakeholders.”
75% da frota composta por modelos MAX até 2030
As 28 aeronaves 737 MAX devem substituir 23 aeronaves B 737-800 NGs até o final do ano que vem. Atualmente, a Gol opera 12 aviões 737 MAX, ao passo que nos últimos 18 meses devolveu 18 aeronaves B737 NGs.
Frente aos novos acordos, a aérea deve terminar o ano com 28 aeronaves 737 MAX 8, o que corresponde a 22% da sua frota total. Até o final de 2022, a Gol deve contar com 44 aviões 737 MAX, o equivalente a 32% da frota total.
“Com os atuais compromissos de compra do 737 MAX, a Gol cumprirá seu objetivo de ter uma frota 75% composta por modelos MAX até 2030”, diz a empresa em fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além disso, o 737 MAX é um importante elemento para a estratégia da Gol de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Segundo a companhia, esse modelo de avião é 15% mais econômico no consumo de combustível, além de gerar 16% menos emissões de carbono e ser 40% mais silencioso em comparação com o 737-800 NG.
O Vice-Presidente de Operações da companhia, Celso Ferrer, afirmou que “a família 737 MAX oferece significativas reduções no consumo de combustível, nas emissões de carbono e nos custos, comparativamente a outras aeronaves de corredor único, além de propiciar maior utilização e elevadas taxas de ocupação. Isso está alinhado ao compromisso da Gol com a sustentabilidade.”
Cotação da Gol nesta terça (3)
A ação da Gol (GOLL4) encerrou o pregão de hoje em queda de 0,59%, valendo R$ 20,22.