A Gol (GOLL4) divulgou o seu Plano Financeiro de 5 Anos de base para o planejamento de reorganização da companhia no Chapter 11.
Em recuperação judicial nos Estados Unidos desde janeiro deste ano, a companhia aérea Gol está em vias de dar os primeiros passos de sua reestruturação financeira.
Conforme divulgado pela imprensa nesta segunda-feira (27), as renegociações com os arrendadores foram bem sucedidos, e o plano de investir em seus próprios motores e aumentar o tamanho da frota operacional e de capacidade segue firme.
“O novo Plano de 5 Anos da GOL que divulgamos hoje serve como um guia para nossa próxima fase, durante a qual continuaremos a avançar em nossas estratégias de longo prazo para expandir nossa posição como companhia aérea líder na América Latina”, afirma Celso Ferrer, CEO da Gol.
Segundo o executivo, a companhia comemora ter alcançado mais um marco importante no processo de reestruturação financeira.
Prévia do plano de recuperação judicial da Gol (GOLL4)
O plano de cinco anos, que antecede o plano oficial de recuperação judicial da Gol visa um retorno, até 2026, aos níveis pré-Covid de capacidade doméstica, além de expandir a malha em território nacional e internacional.
“Para apoiar a expansão planejada, o Plano de 5 Anos da GOL projeta o crescimento da frota da Companhia para 169 aeronaves até 2029, enquanto investe em sua frota existente no curto prazo“, explica a Gol, em nota à imprensa.
Com isso, as expectativas são de:
- Uma margem Ebitda caindo para aproximadamente 23% (contra 27% em 2023), com recuperação de 29% em 2025, 30% em 2026 e 34% até 2029;
- Implementação de programa anual de melhoria com injeção de R$ 1,0 bilhão;
- Aumento de capital de US$ 1,5 bilhão (R$ 7,78 bilhões na cotação atual), para pagamento do financiamento de Devedor em Posse (DIP) e mais liquidez.
A expectativa, segundo a Gol, é de que os financiamentos adicionais da dívida garantida sejam refinanciados na saída do Chapter 11, o que deverá conduzir a uma melhoria substancial da liquidez de caixa numa base sustentável.
Para que o financiamento e demais planos sejam bem sucedidos, o Plano de Recuperação ainda deverá ser aprovado pelas maiorias necessárias dos credores da Gole pelo Tribunal de Falências dos EUA.
Além disso, a empresa alerta que “como as obrigações de dívida da Companhia excedem significativamente o patrimônio líquido da Gol, é altamente provável que as ações ordinárias (GOLL3) e preferenciais (GOLL4) existentes tenham valor mínimo ao fim deste processo e, consequentemente, investir em nossas ações implica, portanto, risco significativo.”
Em conexão com seus esforços de reestruturação, a Gol está trabalhando com Milbank LLP como seu advogado de reestruturação nos EUA, Seabury Securities LLC como consultor financeiro e banqueiro de investimento, e AlixPartners, LLP como consultor financeiro. Além disso, Lefosse Advogados está atuando como advogado brasileiro da empresa.