Gol (GOLL4): Demanda cresce em dezembro, mas frustra expectativa
A Gol (GOLL4) divulgou no início da manhã desta quarta-feira (6) seus resultados prévios do tráfego aéreo do mês de dezembro de 2020. A companhia viu a demanda por suas decolagens no mercado doméstico (RPK) alcançar 2,53 milhões, alta de 38% na comparação com o mês de novembro, mas abaixo da sua própria expectativa, informada em dezembro.
A Gol realizou no último mês de 2020, em média, 476 voos por dia. No mês passado, ela havia informado que pretendia realizar 566 voos a cada 24 horas em dezembro e janeiro, o que indicaria um acréscimo de 50% no número de voos e de 54% na oferta de assentos na comparação com novembro de 2020.
A companhia pretendia, então, oferecer 75% do total de assentos disponíveis em janeiro e dezembro passados, focando em destinos procurados por turistas.
A oferta de assentos da companhia (ASK) cresceu mais do que a demanda, avançando 38% em relação a novembro, atingindo 3,123 milhões. Na comparação anual, a oferta de assentos ainda é 26,7% menor.
A Gol reabriu no último mês as bases de Jericoacoara, a de Caldas Novas e a de Cabo Frio, todas em pontos turísticos. Ela adicionou ainda 2.502 operações nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro), Brasília (Distrito Federal), Fortaleza (Ceará) e Salvador (Bahia).
Demanda por voos da Gol no ano ainda tem forte queda
Na comparação anual a demanda por assentos (RPK) ainda contínua em déficit, caindo 36,4%, sentindo os impactos da pandemia do coronavírus. No mesmo mês de 2019, a procura por assentos para viagens dentro do mercado doméstico foi de 3,975 milhões.
Utilizando como base os dados de todo o quarto trimestre, período que vai de outubro a dezembro, a companhia amarga, na comparação anual, quedas piores. No ano passado, o número de decolagens no intervalo foi de 68.228. Em 2020, foram apenas 37.087 voos, uma baixa de 45,6%.
A diferença na equiparação entre os números do mês de dezembro e do compilado de todo o quarto trimestre dos dois anos sugere uma recuperação gradual.
No âmbito internacional, a Gol continua com suas operações paralisadas. Em dezembro de 2019, foram 1.488 voos. Já em 2020, o número ficou no zero. A companhia está com suas decolagens com destino ao exterior interrompidas desde março.
Entre os pontos positivos da prévia, talvez por conta do menor número de voos, a Gol melhorou a pontualidade de seus voos. Em dezembro de 2019, 81,3% das decolagens saíram na hora prevista. Em 2020, o número saltou para 88,3%.