Delta Air Lines vende sua participação na brasileira Gol

A Delta Air Lines comunicou, na última terça-feira (10), a venda de todas as ações que detinha da Gol Linhas Aéreas (GOLL4).

A empresa aérea tinha aproximadamente 32,926 milhões de ações preferenciais (PN). Esse valor é equivalente a mais de 5% de todo o capital social da Gol, em relação aos papéis PN representa 12% das ações.

A companhia aérea brasileira espera que com a saída da Delta seus papéis se tornem as mais líquidas entre as negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A expectativa é que o percentual de ações em circulação no mercado seja de 47% e o volume médio diário de negociação fique R$ 200 milhões por dia.

Gol estuda novas parcerias para substituir Delta

A Gol comunicou, em outubro, que estudava parcerias com outras companhias aéreas para substituir a participação da Delta Airlines nos voos internacionais. A informação foi divulgada por Paulo Kakinoff, presidente da aérea.

Kafinoff informou que pretende estabelecer o maior número possível de acordos. Além disso, o presidente da aérea disse que a companhia está voltando para a estratégia original de não participar de alianças globais.

“Temos uma grande capacidade de oferecer voos internacionais com os nossos parceiros atuais. A intenção é fechar o máximo de acordos possíveis com outras empresas internacionais”, afirmou o presidente da aérea.

Mesmo com a saída da Delta, Kaninoff afirmou que a aérea brasileira atenderá a demanda por voos internacionais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“Operamos acordos com a American Airlines e com a United. Além disso, temos acordos com mais de 80 companhias aéreas, que nos permite atender e interligar os mercados regional, doméstico e internacional”, afirmou o CEO.

Além disso, o presidente salientou que as receitas oriundas de acordos com a aérea norte-americana representam somente 0,3% da receita total da companhia.

A Delta anunciou a venda da participação de 9% que possui na companhia brasileira após comprar 20% da Latam, uma das principais concorrentes da Gol no mercado aéreo brasileiro.

Saída da Delta

Em setembro, a Gol havia informado aos seus investidores que a Delta Air Lines não faria mais parte de sua composição acionária. Ademais, tranquilizou o mercado afirmando que a saída não teria impacto financeiro relevante para a empresa área brasileira.

Saiba Mais: Delta Airlines compra 20% da LATAM por US$ 1,9 bilhão

As duas empresas continuarão trabalhando juntas durante o período de transição da negociação. A aérea brasileira afirmou que, durante este período, continuará garantindo “ótima experiência aos clientes”.

“A Delta foi uma ótima parceira da Gol e desejamos-lhes sucesso. Valorizamos nossa parceria com a Delta e estamos felizes em ver essa contínua confiança no mercado de aviação da América Latina”, dizia o comunicado.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno