GetNinjas (NINJ3) estreia em queda de 2,50% na B3
A GetNinjas (NINJ3) estreou na B3 em queda nesta segunda-feira (17). Em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), os papéis da companhia abriram em baixa de 2,50%, negociados a R$ 19,50 por volta das 10h29.
Na última quinta-feira (13), a GetNinjas precificou suas ações a R$ 20, abaixo da faixa indicativa, que ia de R$ 24,90 a R$ 33,50, inicialmente apresentada no prospecto preliminar arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Com o desconto de 20% sobre o preço dos papéis, a operação da empresa movimentou R$ 550 milhões.
A oferta base consiste na venda de 24,10 milhões de ações. Do total, 16,06 milhões são de ações primárias, quando os recursos são direcionados para o caixa da empresa. O restante, de aproximadamente 8,04 milhões, fazem parte da tranche secundária, parte da oferta que é direcionada aos atuais investidores.
Três grandes gestoras vão ancorar o IPO da Getninjas. Verde, Miles Capital e Indie Capital se comprometeram com a alocação de R$ 175 milhões na operação, cerca de 30% de toda a operação. Os recursos líquidos proveniente das oferta primária serão destinados pela empresa da seguinte forma:
- Investimento em marketing;
- Investimento em recursos humanos;
- Reforço de caixa.
O IPO ocorre em meio à forte volatilidade nos mercados internacionais, sobretudo em ações de empresas de tecnologia, em função das preocupações com a inflação nos Estados Unidos, que podem levar a uma alta da taxa de juros do país. Cerca de 30 empresas já desistiram de abrir capital no Brasil neste ano.
A GetNinjas será listada no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3. O coordenador líder da oferta foi o BTG Pactual (BPAC11), com o JP Morgan sendo o agente estabilizador.
Sumário da GetNinjas
Disponível para sistemas Android, iOS e web, a GetNinjas é uma plataforma que conecta digitalmente profissionais a potenciais clientes. Nela, os profissionais oferecem serviços, por meio da compra de pacote de moedas virtuais para uso exclusivo na plataforma na aquisição de ordens de serviços dos clientes cadastrados.
“Acreditamos que o modelo de negócios da companhia é único no País e que promove a disrupção de um setor estruturalmente analógico e altamente descentralizado”, afirma a companhia. “Trazendo maior segurança para os clientes, por meio de avaliações e exercícios de backround check.”
No ano passado, a plataforma possuía cerca de 2,1 milhões de profissionais cadastrados, distribuídos em mais de 500 diferentes categorias, como pintor, psicólogo, professor de inglês, personal trainer, diarista, assistência técnica de eletrodomésticos, entre outras.
No acumulado de 2020, a empresa registrou uma receita operacional líquida de R$ 41,80 milhões, ante resultado de R$ 22,02 milhões no ano anterior. Na mesma base comparativa, a GetNinjas apurou um prejuízo líquido de R$ 890 mil, melhora frente a perda de R$ 3 milhões em 2019.