Gerdau (GGBR4) e Shell fecham acordo para construção de parque solar em MG

A Gerdau (GGBR4) e a Shell (RDSA34) firmaram um acordo para a formação de uma joint-venture, com participação igualitária no negócio, para o desenvolvimento, construção e operação de um novo parque solar no Estado de Minas Gerais, segundo comunicado desta segunda-feira (7).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O parque solar, que deverá ter capacidade instalada de aproximadamente 260MWp, fornecerá 50% do volume produzido para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução.

A outra metade da energia produzida será negociada no mercado livre por meio da Shell Energy Brasil, a comercializadora de energia da Shell. A previsão é que o parque seja construído em 2023.

O acordo ainda depende de algumas aprovações, entre elas o aval das autoridades regulatória e concorrencial brasileira, e a contratação de longo prazo para a aquisição de energia limpa.

“Nossos investimentos em energia renovável fazem parte de um plano mais amplo de diversificação de negócios complementares ao aço. Estamos avaliando também oportunidades em energia eólica nas Américas”, afirma Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau.

A parceria entre Shell e Gerdau poderá viabilizar o desenvolvimento de aproximadamente 1/3 da capacidade total do parque solar de Minas Gerais. Segundo o comunidado das empresas, a Shell seguirá buscando outros clientes de longo prazo – como autoprodutores, por exemplo – para endereçar o volume remanescente do complexo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/1420x240-Banner-Home-1-3.png

Jornada ESG das empresas

A iniciativa com a Gerdau está alinhada à estratégia global do Grupo Shell de oferecer soluções de energia limpa a clientes e avançar na descarbonização, informa a empresa em documento, “representando mais um importante investimento na jornada pela transição energética“.

Ficamos muito contentes com essa parceria estratégica e orgulhosos pelo reconhecimento na Shell como player importante no desenvolvimento de soluções em energia limpa, de forma confiável e competitiva”, afirma Guilherme Perdigão, diretor de soluções de energia da Shell Brasil, em nota.

Em 2021, o Grupo Shell firmou publicamente o compromisso global de atingir emissões líquidas zero até 2050, com a meta complementar de redução de emissões absolutas em 50% até 2030, em comparação a 2016.

Para a Gerdau a iniciativa também está alinhada ao compromisso da empresa de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno