Ícone do site Suno Notícias

Gerdau (GGBR4) investe R$ 40 milhões em projeto social de reforma de residências

Gerdau (GGBR4) lança projeto social de reforma de moradias.

Trabalhadores da construção civil reformam telhado de imóvel em obras no Centro do Rio. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Gerdau (GGBR4) anunciou, na última segunda-feira (04), a criação do programa Reforma Que Transforma, projeto social que tem como objetivo contribuir com a melhoria de mais de 13 mil habitações vulneráveis no Brasil, ao longo de dez anos, a partir de 2022.

Com um investimento previsto de R$ 40 milhões, a Gerdau oferecerá às famílias duas alternativas: crédito a juros abaixo do mercado ou doação integral da reforma realizada pelo projeto, a partir da análise da renda de cada domicílio.

O presidente da Gerdau, Gustavo Werneck, salienta que a empresa discute sua atuação social desde 2004, por meio do Instituto Gerdau, mas que os projetos nem sempre tinham a aspiração de serem transformacionais. Tendo isso em vista, a decisão da empresa foi de se encontrar em um projeto maior – reflexão que ganhou forma durante a pandemia, de acordo o executivo

“Estamos unindo a nossa expertise de gestão e conhecimento no setor de habitação, com a nossa vocação de ser parte dos dilemas da sociedade brasileira. Esse é o começo de um projeto que tem a ambição de transformar o panorama da moradia no Brasil“, comenta Werneck.

Como funciona o Reforma Que Transforma, da Gerdau

A siderúrgica já mapeou as residências de maior vulnerabilidade em alguns municípios. Segundo Werneck, a escolha dos locais tem como base focar o projeto Reforma Que Transforma em regiões que a empresa conhece, por ter operações nesses locais. São eles:

O crédito subsidiado será de 0,5% por mês, considerando a Selic atual. O prazo de pagamento para as famílias que entrarem nessa modalidade será de dois anos e meio. Depois que a família pagar esse crédito, o mesmo valor será destinado para outra família, que o utilizará para a reforma.

Do total das famílias que serão beneficiadas pelo projeto, 70% terão acesso a esse crédito com juros abaixo do mercado. Os 30% restantes terão a reforma paga pela empresa.

Os beneficiados do programa social da Gerdau serão identificados com o apoio das prefeituras e do parceiro executor do projeto, Nova Vivenda. Os critérios serão definidos junto com as secretarias de assistência social de cada município, no final deste ano.

Acompanhamento das reformas

O apoio da Gerdau não se dará apenas às famílias vulneráveis. A ação também consiste em preparar todo o ecossistema, com capacitação de lojas de materiais de construção e mão de obra locais, gerando impacto econômico em cada cidade onde o projeto será executado, no intuito de fomentar a economia local.

“O Reforma Que Transforma foi estruturado a partir da identificação de três problemas que cercam a habitação no Brasil: obras sem assessoria técnica, qualificação da mão de obra e falta de acesso a crédito”, diz Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.

A Gerdau ainda destaca que o lançamento do projeto acontece no ano em que a empresa completa 120 anos de atividade, reforçando um dos seus pilares, desde a criação, que é sua estratégia social.

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Sair da versão mobile