Gerdau (GGBR4) é principal beneficiada pela taxação, diz Genial

Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou a taxação de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelo país norte-americano, muitos analistas vem tentando desvendar os impactos da medida para o mercado brasileiro. E, de acordo com a Genial Investimentos, a Gerdau (GGBR4) pode se beneficiar desse cenário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/02/1420x240-Banner-Home.png

O principal ponto destacado pelos analistas é o fato de que aproximadamente 35% das operações da companhia estão sediadas nos Estados Unidos.

“A presença de usinas localizadas em solo norte-americano em seu portifólio de ativos permite que a Gerdau seja uma das beneficiárias do aumento tarifário, tanto quanto usinas que operam e foram fundadas nos EUA”, diz o relatório.

Com isso, segundo a Genial, a GGBR4 poderá se proteger no curto prazo de forma eficaz contra o aumento da penetração do aço importado, cuja participação no consumo aparente, segundo a American Iron and Steel Institute, chegou a 23% em 2024 (vs. 21% em 2023).

“Entendemos que isso poderá levar a uma recomposição das margens locais via maior poder de precificação e eventual elevação da capacidade produtiva local, uma vez que o setor siderúrgico nos EUA segue enfraquecido, operando com aproximadamente 73% de sua capacidade instalada“, afirmam os analistas.

Como exemplificação de que o cenário pré-tarifas é debilitado, a casa projeta uma margem Ebitda de 12,2% para a divisão da América do Norte da Gerdau no 4T24, o que representa uma queda de 5,1 pontos percentuais trimestre a trimestre e de 8,5 pontos percentuais na base anual. Caso se concretize, essa seria a margem mais baixa da Gerdau desde 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/02/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“Ao fazermos um exercício para tentar a sensibilidade dos efeitos tarifários, o modelo indica que a elevação de +5% no preço realizado de vendas da Gerdau nos EUA pode resultar em uma aceleração de +12% no EBITDA da divisão América do Norte”, diz a Genial.

Além disso, segundo a casa, das exportações de aço da unidade Brasil, apenas 1% da receita total da divisão de negócios advém de volumes direcionadas aos EUA, que são semiacabados nesse caso. Dessa forma, completa a Genial, os impactos são positivos no curto prazo em ajudar a recompor margens da Gerdau.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno