A pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro 2020, realizada pela Anbima em parceria com o Datafolha, mostrou que 51,8% dos entrevistados da Geração Z (9 a 24 anos) declaram não saber nada sobre investimentos, contra 43,1% dos millennials (25 a 40 anos).
Além de conhecer menos sobre investimentos, a Geração Z utiliza menos produtos financeiros: 58,3% não guardam dinheiro de nenhuma forma e 7,6% deles não aplicam recursos em qualquer produto financeiro, seja caderneta de poupança, fundos de investimento ou ações. O percentual de pessoas que não investem cai para 50,4% em millennials.
O resultado reflete uma tendência natural, apontou Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, pois a Geração Z “reúne muitas pessoas que começaram a trabalhar recentemente e são poucas as que pensam em planejamento financeiro e investimentos nessa etapa da vida”.
Quanto à Geração X (41 a 56 anos), 48% dizem não ter qualquer conhecimento sobre investimentos e 54,6% não investem.
O conhecimento é maior entre baby boomers (57 a 75 anos), dos quais 46% disseram não saber sobre investimentos. 57,6% não investem.
Geração Z apresenta maior conhecimento sobre criptomoedas
Boomers são a geração com o maior percentual de pessoas com conhecimento espontâneo sobre a caderneta de poupança (35,2%), os títulos privados (16,4%) e os planos de previdência (5,4%). Os millennials se destacam pela maior parcela de conhecedores de títulos públicos do Tesouro Direto (19,6%) e fundos de investimento (14,6%). E quando o tema é criptomoedas (6,3%) e ações (26%), a geração Z apresenta o maior conhecimento.
Quando questionados em quais produtos investem de fato, a geração X mostrou-se a que mais deixa recursos na caderneta (32,5% dos entrevistados), os boomers, millenials e geração Z investem mais em outros produtos financeiros.
Os boomers lideram o investimento em títulos privados (7,1%), fundos de investimento (5%) e plano de previdência (3,6%). Entre os millenials, 5,1% investem na bolsa e 3,8% em títulos públicos via Tesouro Direto, mais do que qualquer outra faixa etária pesquisada. E 2,8% do público da Geração Z investe em moedas digitais, superando as demais gerações.
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