General Motors propõe extensão de layoff e PDV em planta de SJC
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) informou nesta quarta-feira (12) que a General Motors apresentou uma proposta de prorrogação de layoff e de abertura de um programa de demissão voluntária na unidade da montadora no município.
Dessa forma, se todos os funcionários aceitarem a proposta da General Motors, o programa será aberto a funcionários de todos as aéreas. De acordo com o sindicato, entre os benefícios ofertados estão:
- salários adicionais;
- extensão do convênio médico;
- um automóvel da marca.
Segundo a entidade, a fabricante norte-americana comunicou que pretende fazer a “adequação de suas plantas”.
Ao mesmo tempo, a companhia objetiva estender o período de suspensão de contratos de trabalho, que terminaria no dia 12 de setembro, por mais dois meses. Os empregados teriam direito a totalidade do salário líquido, de R$ 1.813 desembolsados pelo governo e o restante pela própria GM.
General Motors toma medidas semelhantes em outras plantas
A companhia também informou nesta quarta-feira que decidiu estender o layoff de trabalhadores já afastados por meio dessa medida nas fábricas de veículos de Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP) e na de motores em Joinville (SC). Além disso, a empresa comunicou que abriu um PDV na área de manufatura em São Caetano do Sul.
De acordo com a montadora, as medidas adotadas até o momento tem como objetivo enfrentar a pandemia do novo coronavírus e garantir a sobrevivência de seus negócios.
“A empresa vem utilizando mecanismos como redução de custos, postergação de investimentos, banco de horas, férias coletivas, redução de jornada com redução salarial e layoff. As especificidades de cada operação da GM no Brasil estão sendo tratadas com os respectivos sindicatos”, ressaltou a General Motors, em nota.