A General Motors anunciou nesta quarta-feira (16) planos para fabricar sistemas e motores de acionamento de veículos elétricos, elevando a eficiência conforme avança para uma linha totalmente elétrica.
O movimento acompanha as iniciativas da General Motors na área de baterias de próxima geração enquanto a montadora estadunidense procura construir um negócio de carros elétricos, comparável ao da fabricante de Elon Musk Tesla.
De acordo com a GM, a companhia planeja produzir três motores e cinco unidades intermutáveis de propulsão. O sistema batizado de “Ultium Drive” ajudará a transformar todo o portfólio da montadora em veículos elétricos, salientou.
A General Motors informou que seus novos sistemas de transmissão se colocam como uma saída de energia versátil para permitir a utilização em veículos movidos a eletricidade.
GM quer futuro totalmente elétrico
A companhia norte-americana pretende apresentar 12 carros elétricos até o ano de 2023. A marca Cadillac deverá possuir cinco modelo, como o já anunciado Lyriq, primeiro veículo movido a eletricidade da empresa. Ainda serão fabricados dois SUVs e outro baseado no atual Escalade, além de um pequeno carro de luxo, feito à mão.
O segmento de produção de picapes e caminhões, GMC, terá dois modelos, trazendo de volta a marca Hummer: o “Hummer Truck”, com um motor de 1.000 cavalos e o “Hummer SUV”, uma variante classificada como um SUV off-road.
A Chevrolet, por sua vez, apresentará um picape com capacidade de mais de 600 quilômetros a partir de uma carga de bateria. Além disso, devem ser lançados um SUV de tamanho médio para o mercado dos EUA; um crossover baseado no Chevy Bolt com o sistema de direção autônoma GM Super Cruise; um crossover da Buick com mais espaço interior e outro com mais foco na forma do veículo.