Após a conclusão da venda da fatia da Petrobras (PETR4) na Gaspetro para a Compass, da Cosan (CSAN3), a empresa, em conjunto com a Mitsui, anunciou nesta terça-feira (12) a mudança do nome da holding.
Agora, a distribuidora de gás será chamada de Commit Gás. Renato Fontalva foi nomeado como novo presidente da companhia.
A Petrobras detinha 51% da antiga Gaspetro. A empresa japonesa Mitsui é a outra sócia e ainda mantém 49% de participação na holding, que inclui 18 distribuidoras de gás natural.
“Estamos unindo nossas competências de forma colaborativa e complementar para criar uma companhia comprometida em desenvolver o mercado de gás natural no longo prazo, combinando esforços para tornar a Commit referência em gestão e inovação na distribuição de gás canalizado”, disseram em nota os CEOs da Compass, Nelson Gomes, e da Mitsui, Tadaharu Shiroyama.
As empresas afirmaram ainda que o novo CEO da Commit Gás, Renato Fontalva, terá como principal missão ampliar o acesso ao gás natural nos Estados que a empresa atua junto sos demais sócios das distribuidoras.
Entenda a venda da fatia da Petrobras na Gaspetro por R$ 2,097 bilhões
A Petrobras (PETR4) concluiu, na última segunda (11), a venda de 51% da Gaspetro para a Compass por R$ 2,097 bilhões, integralmente quitados na mesma data, de acordo com fato relevante divulgado pela estatal.
A Petrobras destaca que a operação está alinhada com o Termo de Compromisso de Cessação (TCC) assinado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em julho de 2019, para promoção de concorrência no setor de gás natural no Brasil, bem como à estratégia de gestão do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia.
A Gaspetro é uma holding com participação societária em 18 companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil. Suas redes de distribuição somam aproximadamente 10 mil km, atendendo a mais de 500 mil clientes, com volume distribuído de cerca de 29 milhões m3/dia.
O quadro societário então formado pela Petrobras, com 51% das ações, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 49% restantes das ações, passa a ser 51% das ações da Compass e 49% das ações da Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da participação da Petrobras na Gaspetro pela Compass, no dia 21 de junho.