GameStop levanta US$ 2,14 bilhões em meio a rali
A GameStop, varejista de videogames, informou ter levantado US$ 2,14 bilhões com um programa de venda de ações, aproveitando o rali das chamadas “ações meme”.
Os preços das ações da GameStop tiveram salto após o investidor Keith Gill, também conhecido como Roaring Kitty, adotar uma posição otimista sobre a empresa em uma série de postagens em redes sociais e uma transmissão ao vivo.
Ações meme são empresas que ganharam popularidade entre os investidores de varejo por meio das redes sociais.
Suas avaliações não são definidas por atributos financeiros tradicionais, como lucros ou crescimento de vendas, mas estão sendo impulsionadas pela atenção nas redes sociais.
As ações da GameStop têm sofrido fortes oscilações nos últimos dias.
Nesta quarta-feira, os papéis da companhia caíam cerca de 6% pela manhã, após terem saltado mais de 20% na terça-feira. As ações da empresa declinaram 23% no último ano, mas tiveram ganhos de 74% neste ano.
Quem é Roaring Kittty e o que ele tem a ver com o short squeeze histórico da GameStop
Kitty é um ex-marketer da Massachusetts Mutual Life Insurance que inspirou uma massiva onda de compra dos papéis da GameStop em meados de 2021.
O movimento de short squeeze foi uma das maiores polêmicas na bolsa americana das últimas décadas, e o movimento liderado por Kitty – conhecido como “DeepF***ingValue” no Reddit, fórum na internet – chegou a inspirar um filme chamado “Dumb Money”, lançado em 2023.
Além disso, diversos vídeos e documentários se debruçaram sobre o tema, dado que à época as instituições de mercado dos EUA blindaram hedge funds e players gigantes de Wall Street que estavam vendidos (short selling) nos papéis da companhia e estavam perdendo grandes montantes enquanto os papéis subiam por conta da pressão compradora massiva de investidores pessoa física.
À época, a corretora Robin Hood chegou a limitar compra dos papéis em sua corretora. A Robin Hood era o principal meio utilizado pelos investidores para adquirir os papéis da GameStop durante a onda de compra.
Com Estadão Conteúdo