A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês) disse nesta sexta-feira, 24, que, no geral, a aquisição planejada de US$ 75 bilhões pela Microsoft (MSFT34) da Activision Blizzard não levaria a uma diminuição substancial da concorrência nos jogos de console na região – preocupação que vinha manifestando nos últimos meses.
O regulador afirmou, no entanto, que suas opiniões de que o acordo levanta preocupações no segmento dos jogos em nuvem permanecem inalteradas.
“O adendo da CMA às suas conclusões provisórias hoje refere-se apenas à concorrência no fornecimento de consoles e não à concorrência no fornecimento de serviços de jogos em nuvem, onde a CMA continua a considerar cuidadosamente as respostas fornecidas em relação às conclusões provisórias originais”, disse o órgão.
Microsoft e Nvidia (NVDC34) fazem acordo de dez anos para jogos
No fim de fevereiro a Microsoft e a Nvidia (NVDC34) anunciaram que firmaram uma parceria de dez anos para trazer os jogos de PC do Xbox para o serviço de jogos em nuvem da Nvidia, chamado de GeForce Now. Este serviço possui mais de 25 milhões de membros em mais de 100 países.
Segundo a Microsoft e Nvidia, este acordo possibilitará que os jogadores transmitam títulos do Xbox PC da GeForce Now para computadores, macOS, Chromebooks, smartphones, entre outros dispositivos.
As companhias ainda informam que o acordo permitirá que os games de PC da Activision Blizzard, como Call of Duty, sejam transmitidos no serviço de jogos em nuvem da Nvidia após o fechamento da aquisição da Activision pela Microsoft.
O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, alega que “o Xbox continua comprometido em dar às pessoas mais opções e encontrar maneiras de expandir a forma como as pessoas jogam”.
“Esta parceria ajudará a aumentar o catálogo de títulos da Nvidia para incluir jogos como Call of Duty, ao mesmo tempo em que oferece aos desenvolvedores mais maneiras de oferecer streaming de jogos. Estamos entusiasmados em oferecer aos jogadores mais maneiras de jogar os jogos que eles amam”, complementa.
De acordo com as empresas, essa parceria oferece mais opções aos gamers “e resolve as preocupações da Nvidia com a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
“A Nvidia, portanto, está oferecendo seu suporte total para a aprovação regulatória da aquisição”, informa o comunicado.
Segundo o comunicado, as empresas passarão a trabalhar imediatamente para integrar os games de PC do Xbox ao GeForce Now, para que os membros do serviço de jogos em nuvem possam transmitir os jogos de computador que compram na Windows Stores, “incluindo títulos de terceiros nos quais o editor concedeu direitos de streaming à Nvidia”.
Por fim, a Microsoft e Nvidia informam que os jogos de PC do Xbox, disponíveis, atualmente, em lojas de terceiros — como Epic Games Store ou Steam —, também poderão ser transmitidos por meio do GeForce Now.
Com Estadão Conteúdo