A Philip Morris International e a Altria cancelaram as negociações para a criação de uma joint-venture. As duas empresas irão mudar o foco, agora, para o lançamento de um aparelho para tabaco aquecido nos Estados Unidos. As companhias tem o objetivo mutuo de construir um futuro sem cigarro.
“Embora acreditássemos que a criação de uma nova empresa resultante da fusão tivesse o potencial de criar sinergias icrementais de receita e custo, não conseguimos chegar a um acordo”, afirmou Howard Willard, presidente e CEO da Altria.
Em agosto, a Philip Morris e a Altria afirmaram que tinham negociações em estágio avançado para fechar um acordo que criaria uma companhia com valor de quase US$ 200 bilhões.
Veja também: Atvos, empresa da Odebrecht, quer investir R$ 630 milhões
Relação antiga
As duas empresas se separaram há pouco mais de dez anos. No começo de 2008, a Altria se separou da Morris, o que permitiu que a gigante divisão de tabaco no exterior focasse ainda mais no mercado internacional. Dessa forma, a Altria continou com o foco nos Estados Unidos.
Uma das marcas compartilhadas pelas companhias é a famosa mundialmente: Marlboro.
Veja também: Banco Santander registrará queda no lucro no 3T19 por causa do Reino Unido
Altria
A Altria é a segunda maior companhia de tabaco do planeta, ficando atrás somente da British American Tobacco. A Altria foi fundada em 1985 e também possui sua sede nos Estados Unidos. A empresa detém participação na marca Marlboro e na SABMiller.
Philip Morris International
A Philip Morris é uma companhia multinacional, sediada em Nova York, nos Estados Unidos, fundada em 1900. A empresa é produtora de tabaco e derivados e oferece seus produtos a mais de 180 países. O centro de operações da empresa fica localizado na Suíça. No Brasil, a empresa atua com a marca Philip Morris Brasil.