O fundo imobiliário XPML11 teve um resultado de R$ 40,277 milhões em março, acima do lucro de R$ 39,541 milhões registrado em fevereiro.
Conforme relatório gerencial divulgado nesta quinta-feira (9), as receitas do FII somaram R$ 47,71 milhões em março. Já as despesas foram de R$ 7,433 milhões.
Os dividendos do XPML11 totalizaram quase R$ 36,18 milhões, cuja distribuição aconteceu no dia 18 de abril de 2024. Após o pagamento de R$ 0,91 por cota em rendimentos, o FII continuou com um resultado acumulado e ainda não distribuído de R$ 0,93 por cota.
Esse resultado acumulado ainda não leva em conta as cotas da 11ª emissão do FII. Por outro lado, o valor considera o saldo no FII Internacional Guarulhos.
Os rendimentos do XPML11 alcançaram o maior patamar desde janeiro, além de ser a segunda maior quantia da história do fundo.
Indicadores e investimentos do XPML11
A gestão destacou que os indicadores operacionais e financeiros da carteira continuaram novamente em uma tendência positiva em março de 2024, quando se compara com os valores registrados no mesmo período de 2023.
As vendas foram de R$ 1.628/m² em março, com crescimento anual de 21,3%. Já o NOI caixa foi de R$ 121/m², com alta de 15,8% em relação a março do ano passado.
“Novamente tivemos a inadimplência líquida do Fundo como um dos principais destaques operacionais. O indicador mensal apresentou uma queda de 1,6 p.p. em relação a fev/24, pautado principalmente em uma forte recuperação de valores inadimplidos ainda em jan/24, período em que temos a cobrança do aluguel dobrado de dezembro do ano anterior para boa parte dos lojistas”, explica a gestão do FII XPML11 em relatório.
Ao final de março, a carteira imobiliária do XPML11 era formada por 17 shopping centers. Esses ativos, de maneira conjunta, contam com uma Área Bruta Locável (ABL) de cerca de 617 mil m², assim como mais de 3.000 lojas. Já a ABL Própria do FII é superior a 160.000 m².
Dentre as movimentações da carteira em março, o XPML11 divulgou a submissão de um protocolo ao CADE para realização de análise concorrencial para a compra indireta de 40,0% do Uberlândia Shopping.