XPML11: dividendos aumentam 18,91% em 2023 e FII tem alta de 15,74% no valor patrimonial; Veja valores

O fundo imobiliário XPML11 divulgou seu novo relatório gerencial, referente ao mês de agosto, em que reportou um resultado de R$ 21,527 milhões, dos quais R$ 21,098 milhões foram distribuídos na forma de dividendos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Os dividendos do XPML11 de agosto, pagos no dia 25, tiveram o maior valor desde janeiro de 2023, quando o FII distribuiu R$ 0,90 por cota.

Os rendimentos do XPML11 somam R$ 6,54 por cota em 2023, considerando os pagamentos realizados de janeiro a agosto. No mesmo período do ano passado, essa soma era de R$ 5,50 por cota, o que corresponde a um aumento de 18,91% de um ano para o outro.

Conforme também destacado em relatório, o fundo imobiliário XPML11 anunciou ao final de agosto a conclusão do processo de reavaliação anual de ativos, apresentando um impacto positivo de R$ 415 milhões na cota do FII.

Depois dessa reavaliação, O XPML11 teve uma valorização de 15,74% na sua cota patrimonial do mês de julho de 2023 que chegou ao valor de R$ 114,96 por cota.

Já considerando a cota patrimonial de agosto de 2023, depois da realização da 8ª e 9ª emissões de cotas, a estimativa é de que haja uma valorização de 13,58% na cota patrimonial, chegando a R$ 112,50, sem levar em conta efeitos adicionais que impactam nesse valor.

A gestão aponta alguns fatores que acabaram contribuindo positivamente para o valor patrimonial do FII XPML11, como a perspectiva de queda da taxa de juros e a performance operacional positiva e superior à projetada na última reavaliação dos ativos do portfólio. Também influencia nessa apreciação a inauguração da terceira expansão do Shopping Cidade Jardim em março de 2023.

Carteira do XPML11

A carteira imobiliária XPML11 é composta por mais de 10 shopping centers, somando uma Área Bruta Locável (ABL) de 520 mil m² e mais de 2.500 lojas. A ABL Própria do FII totaliza mais de 135.000 m².

Quanto ao cenário atual para os shoppings de sua carteira, a gestão destaca que “o mês de julho é marcado pelas férias escolares e demais recessos onde naturalmente parte das famílias que costumam frequentar os shopping centers aproveitam o período para viajar. De qualquer forma, além das ações de férias de julho (feiras temáticas, gincanas e apresentações de teatro) promovidas pelas administradoras de ativos para atrair o público local que não viajou, tivemos o lançamento de filmes blockbusters que contribuíram para o aumento de fluxo dos shopping centers no mês”.

Por fim, a gestão do fundo XPML11 diz que o segmento de cinema nos shopping centers passa por “um momento desafiador e diversas teses propuseram-se a explicar a razão pela performance abaixo do esperado”.

Além disso, a maioria dos indicadores mensais operacionais e financeiros do XPML11 tiveram uma performance positiva em relação ao mesmo período de anos anteriores.

Em julho deste ano, o XPML11 reportou que as vendas por metro quadrado foram R$ 1.609, e o NOI de caixa por metro quadrado foi de R$ 133, com crescimentos de 10,1% e 27,7% respectivamente, em relação ao mesmo período de 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/1420x240-Banner-Materias-01.png

Tags
João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno