Funcionários da Ford em São Bernardo do Campo aprovaram um acordo com a montadora para serem compensados pelo fechamento da unidade.
Acordo entre os funcionários e a Ford foi realizado nesta terça-feira (30). No entanto, ele contempla três pontos:
- Demissão incentivada;
- Programa de requalificação profissional;
- Apoio Psicológico aos trabalhadores.
Além disso, foi pautado uma possível antecipação das atividades de manufatura, mas isso terá de ser negociado com o potencial comprador da planta.
O acordo foi negociado entre a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Fim das atividades da Ford
Até o momento, o fechamento da fábrica está previsto para o fim deste ano. No entanto, caso haja uma negociação positiva com um possível comprador, o vínculo dos funcionários deverá acabar antes.
A Ford havia anunciado em fevereiro deste ano a intenção de fechar sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo, por conta da saída mundial do setor. O anúncio teve forte impacto e o governador de São Paulo, João Doria pediu que a Ford voltasse a negocia a venda da unidade.
Potencial comprador
As negociações entre o distribuidor Grupo Caoa e a Ford Motor Company continuam, após dois meses desde o anúncio do fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo da montadora.
Os funcionários da fábrica da empresa entraram em greve após o anúncio do fechamento, até 2 de abril. Agora ativa, a unidade de São Bernardo do Campo continuará produzindo até novembro de 2019.
Caoa quer produzir
Conforme o “Estado de S. Paulo”, o grupo Caoa tem a pretensão de produzir, em São Bernardo do Campo, caminhões leves da norte-americana e caminhões pesados da linha Xcient, da sul-coreana Hyundai.
A apuração do jornal revelou que o produto mais cotado para ser o primeiro a ser produzido é o cavalo mecânico P440, da sul-coreana.
Saiba mais: Ford ainda não fechou acordo com Caoa; conheça o possível comprador
O Grupo Caoa é o distribuidor das marcas Ford, Subaru, Hyundai e da chinesa Chery no Brasil, e já possui duas fábricas próprias em:
- Anápolis (GO): montagem de modelos da Hyundai e da Chery.
- Jacareí (SP): a fábrica é conjunta com a Chery, após aquisição de 50,7% das operações da chinesa.
Atualmente, a fábrica de São Bernardo do Campo é responsável pela fabricação de:
- Caminhões Cargo;
- Linhas F-350 e F-4000;
- Fiesta.
O que trava o negócio?
De acordo com a “Exame”, o mercado automotivo tem dúvidas sobre o fechamento de negócio entre a Ford e a Caoa, pois:
- A Caoa já possui duas fábricas.
- A Ford decidiu deixar o mercado de caminhões pelos prejuízos que o setor apresentou na América Latina.
- Os motores atuais dos caminhões Ford expiram em 2022. Os motores novos devem chegar em 2023. Assim, a Caoa teria apenas dois ou três anos para vender os atuais modelos Ford.