Funcionários e Ford chegam a acordo para fechamento de fábrica no ABC

Funcionários da Ford em São Bernardo do Campo aprovaram um acordo com a montadora para serem compensados pelo fechamento da unidade.

Acordo entre os funcionários e a Ford foi realizado nesta terça-feira (30). No entanto, ele contempla três pontos:

  • Demissão incentivada;
  • Programa de requalificação profissional;
  • Apoio Psicológico aos trabalhadores.

Além disso, foi pautado uma possível antecipação das atividades de manufatura, mas isso terá de ser negociado com o potencial comprador da planta.

O acordo foi negociado entre a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

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Fim das atividades da Ford

Até o momento, o fechamento da fábrica está previsto para o fim deste ano. No entanto, caso haja uma negociação positiva com um possível comprador, o vínculo dos funcionários deverá acabar antes.

A Ford havia anunciado em fevereiro deste ano a intenção de fechar sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo, por conta da saída mundial do setor. O anúncio teve forte impacto e o governador de São Paulo, João Doria pediu que a Ford voltasse a negocia a venda da unidade.

Potencial comprador

As negociações entre o distribuidor Grupo Caoa e a Ford Motor Company continuam, após dois meses desde o anúncio do fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo da montadora.

Os funcionários da fábrica da empresa entraram em greve após o anúncio do fechamento, até 2 de abril. Agora ativa, a unidade de São Bernardo do Campo continuará produzindo até novembro de 2019.

Caoa quer produzir

Conforme o “Estado de S. Paulo”, o grupo Caoa tem a pretensão de produzir, em São Bernardo do Campo, caminhões leves da norte-americana e caminhões pesados da linha Xcient, da sul-coreana Hyundai.

A apuração do jornal revelou que o produto mais cotado para ser o primeiro a ser produzido é o cavalo mecânico P440, da sul-coreana.

Saiba mais: Ford ainda não fechou acordo com Caoa; conheça o possível comprador

O Grupo Caoa é o distribuidor das marcas Ford, Subaru, Hyundai e da chinesa Chery no Brasil, e já possui duas fábricas próprias em:

  • Anápolis (GO): montagem de modelos da Hyundai e da Chery.
  • Jacareí (SP): a fábrica é conjunta com a Chery, após aquisição de 50,7% das operações da chinesa.

Atualmente, a fábrica de São Bernardo do Campo é responsável pela fabricação de:

  • Caminhões Cargo;
  • Linhas F-350 e F-4000;
  • Fiesta.

O que trava o negócio?

De acordo com a “Exame”, o mercado automotivo tem dúvidas sobre o fechamento de negócio entre a Ford e a Caoa, pois:

  1. A Caoa já possui duas fábricas.
  2. A Ford decidiu deixar o mercado de caminhões pelos prejuízos que o setor apresentou na América Latina.
  3. Os motores atuais dos caminhões Ford expiram em 2022. Os motores novos devem chegar em 2023. Assim, a Caoa teria apenas dois ou três anos para vender os atuais modelos Ford.
Renan Bandeira

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