Francisco Gomes Neto é o novo diretor-presidente da Embraer
A Embraer (EMBR3) informou na última segunda-feira (22) que o conselho de administração aprovou a eleição de Francisco Gomes Neto como novo diretor-presidente da companhia.
Gomes Neto iniciará seu mandato em 1º de maio. Antes da Embraer, ele foi presidente da fabricante de carrocerias de ônibus, Marcopolo.
O novo presidente será sucessor de Paulo Cesar de Souza e Silva, que seguirá na companhia como consultor sênior do conselho de administração no processo de integração de Gomes Neto. Além disso, fará o acompanhamento da segregação dos recursos e dos ativos de aviação comercial até que o negócio com a boeing seja finalizado.
Além do novo presidente, o conselho elegeu o sucessor de Mauro Kern Junior, como vice-presidente executivo de engenharia e tecnologia, que será Daniel Moczydlower.
Saiba mais: Embraer: Francisco Gomes Neto é indicado à Presidência
No entanto, seguirão no comando da empresa:
- Vice-presidente executiva jurídica – Fabiana Leschziner
- Vice-presidente executivo de negócio de defesa e segurança – Jackson Schneider
- Vice-presidente executivo e de relações com investidores – Nelson Salgado.
De acordo com o conselho, Salgado será também diretor-presidente interino até 30 de abril, quando assumirá Francisco Gomes Neto.
Novo presidente
Francisco Gomes Neto é graduado em Engenharia Elétrica com especialização em Administração de Empresas e MBA em Controladoria e Finanças.
O novo presidente da Embraer teve carreira formada na indústria automotiva, onde ocupou a posição de CEO nos último 20 anos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Foi CEO do grupo Marcopolo nos últimos três anos, onde liderou o processo de transformação da empresa, com crescimento de vendas e no valor de mercado. Além disso, foi CEO Americas da empresa alemã Mann+Hummel e presidente da Knoor Bremse, que é líder mundial de sistemas de controle de veículos comerciais.
Por volta das 11h20 as ações da Embraer apontavam uma alta de 0,15% sendo negociada a R$ 19,54.