A reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF, no acrônimo em inglês), marcada para agosto em Cingapura, foi cancelada nesta segunda-feira (17), devido a pandemia de coronavírus (Covid-19).
“Lamentavelmente, as trágicas circunstâncias que se desenrolam entre as geografias, uma perspectiva de viagem incerta, diferentes velocidades de implementação da vacinação e a incerteza em torno de novas variantes se combinam para tornar impossível realizar um encontro global com líderes empresariais, governamentais e da sociedade civil de todo o mundo no escala que foi planejada. Isso apesar do excelente apoio fornecido pelo governo de Cingapura”, afirmou o Fórum Econômico Mundial em comunicado.
A próxima reunião anual, de acordo com a nota, será realizada no primeiro semestre de 2022, em local e data ainda não definidos.
“Foi uma decisão difícil, especialmente tendo em vista o grande interesse de nossos parceiros em se reunir não apenas virtualmente, mas pessoalmente, e contribuir para um mundo mais resiliente, mais inclusivo e mais sustentável”, disse o professor Klaus Schwab, fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial. “Mas, em última análise, a saúde e a segurança de todos os envolvidos são nossa maior prioridade”.
Fórum Econômico Mundial já havia sido adiado
Vale destacar que a reunião geralmente acontece na Suíça no começo do ano, mas em meio a pandemia o evento precisou mudar de endereço, para Cingapura, e ser remarcado para maio e depois para agosto, antes de ser cancelado.
Em dezembro do ano passado, o WEF anunciou que neste ano realizaria sua tradicional Reunião Anual não mais em Davos, na Suíça, mas em Cingapura. Na época, o WEF havia afirmado que o evento deveria retornar a Davos na reunião anual de 2022.
A reunião do Fórum Econômico Mundial que estava marcada para agosto, seria presencial e reuniria líderes do mundo inteiro para se concentrar na formulação de soluções para os desafios mais urgentes do mundo.
Com informações do Estadão Conteúdo.