A Ford e a Volkswagen cancelaram nesta terça-feira (15) o anúncio sobre a aliança.
Os fabricantes de automóveis cancelaram a apresentação conjunta que fariam no Salão do Automóvel de Detroit. Durante esse evento, Ford e Volkswagen deveriam anunciar a aliança. Segundo o porta-voz da Ford, Mark Truby, as duas empresas farão agora uma teleconferência com os jornalistas.
Ford e Volkswagen estão discutindo a parceria ao longo dos últimos meses. Para o presidente-executivo do grupo alemão, Herbert Diess, as montadoras querem cooperar na produção de vans e outros veículos comerciais. Entre eles, a plataforma de picape média Ranger da Ford, que seria utilizada também pela Volkswagen.
Saiba mais: Presidente mundial da Volkswagen diz estar otimista com o Brasil
Para Diess, qualquer aliança ampliada não envolveria uma fusão ou participações acionárias conjuntas. Os dois grupos deveriam apenas se limitar a desenvolver em conjunto tecnologias elétricas e de condução autônoma. O objetivo é ajudar as empresas produtoras de automóveis a economizarem bilhões de dólares.
O acordo deveria prever a combinação de recursos no desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma. Um setor da montadora norte-americana onde a alemã investiria recursos. Por outro lado, a Ford deveria licenciar a MEB, a plataforma de veículos elétricos da Volkswagen.
Aliança é aposta fundamental
Para o presidente-executivo da Ford, Jim Hackett, a aliança com a Volkswagen é a grande questão do futuro. Uma escolha na qual o executivo está trabalhando desde que assumiu o comando da montadora norte-americana em 2017, substituindo Mark Field. Isso porque Hackett quer acelerar o processo decisório da empresa e cortar custos.
Não por acaso, a empresa anunciou na semana passada que vai fechar fábricas, cortar milhares de empregos e descontinuar veículos que não geram retorno. Uma estratégia de corte que faz parte dos esforços para recuperar a lucratividade das operações do grupo na Europa.
Saiba mais: Ford vai cortar milhares de vagas na Europa para economizar US$ 14 bi
Entretanto, a cotação dos preços da ação da Ford frustou as expectativas de alguns analistas e investidores. Os operadores do mercado reclamaram a ausência de detalhes sobre o plano de Hackett para reestruturar amontadora, cujo valor é de US$ 11 bilhões. Por isso, a aliança com a Volkswagen seria fundamental nesse momento.