A Ford (NYSE: F) informou, no último sábado (31), que concluiu a venda de sua planta em São Bernardo do Campo (SP) para a construtora São José e para a FRAM Capital. O valor, que já havia sido divulgado em meados deste ano, foi fechado em R$ 565 milhões, pela área de 1.072 milhões de metros quadrados.
A Ford disse que os compradores apresentaram a melhor alternativa para a fábrica e para a região. “Desde o início deste processo, demos prioridade para projetos que melhor atendessem as necessidades da região”, disse Lyle Watters, presidente da montadora na América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.
“Estamos muito felizes em concluir essa transação com a Construtora São José e com a FRAM Capital, empresas conceituadas e com ampla experiência em seus segmentos de atuação, que contribuirão com a geração de empregos e o desenvolvimento de São Bernardo do Campo“, salientou o executivo.
O sócio-fundador da Construtora São José, Mauro Silvestri, por sua vez, disse que “grandes realizações se concretizam com trabalho e dedicação, fruto de muito esforço e compromisso de todos, com propósitos firmes”.
Ford aliena empreendimento que funcionava desde 1967
A planta da montadora estadunidense estava em operação desde 1967 em São Bernardo. Desde o ano passado, a companhia cogitava encerrar as atividades no local e se desfazer da fábrica, como parte de seu projeto global de sair do negócio de fabricação de caminhões.
Além de construir caminhões, a planta também era responsável pela fabricação do automóvel New Fiesta Hatch, que já saiu de linha. O modelo era comercializado no mercado nacional e exportado para alguns países da América do Sul.
O objetivo da São José é desenvolver um parque logístico e industrial de galpões nessa região, voltando às suas origens. Estando próximo da zona leste de São Paulo, do Rodoanel e da Rodovia Anchieta, o negócio atenderá a demanda de empresas por locais que funcionem como “last mile”, ou seja, a última etapa de armanezamento e distribuição de produtos.
A Ford tem enxugado suas operações globais com o intuito de tornar seu negócio mais eficiente. Recentemente, Jim Farley substituiu Jim Hackett na presidência da companhia, sendo encarregado de retomar o crescimento da montadora. Devido à queda nas receitas e nos lucros, as ações da empresa acumulam uma queda de 46% nos últimos cinco anos.