A Ford (FMCO34) e o governo do Estado da Bahia assinaram, nesta quarta-feira (4), o contrato para a entrega da fábrica de Camaçari, liberando oficialmente as instalações para a montadora chinesa BYD. Na próxima segunda-feira (9), o grupo chinês realizará um evento na fábrica para marcar o início das obras na unidade, com a cerimônia da pedra fundamental, um ato simbólico.
A BYD, reconhecida como a maior fabricante de carros elétricos do mundo, tem planos de produzir na Bahia modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. Há também a intenção de iniciar o processamento de lítio, mas ainda não está claro se essa atividade será realizada na unidade de Camaçari.
O evento contará com a presença de importantes líderes da BYD, incluindo o presidente global e fundador, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente da marca no Brasil, Tyler Li.
Em comunicado, a Ford (FDMO34) destacou que a assinatura do contrato, seguindo a legislação estadual, possibilita a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já negociou sua venda com a BYD. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), havia afirmado anteriormente que o valor a ser pago à Ford ficaria entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões.
Saída da Ford do Brasil
A Ford, após ter decidido encerrar a produção de carros no Brasil em 2021, expressou otimismo sobre a utilização da instalação em Camaçari para o crescimento econômico e social na comunidade baiana.
“Ford e governo da Bahia dão um passo definitivo para utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, disse em nota a montadora americana.
A BYD, sigla em inglês para Build Your Dreams, já possui três fábricas no Brasil: uma de ônibus elétricos e módulos fotovoltaicos em Campinas (SP), além de uma unidade de baterias de fosfato de ferro-lítio para veículos comerciais em Manaus (AM). Em setembro, a BYD liderou as vendas de veículos eletrificados no Brasil e passou a Ford no ranking de veículos mais vendidos do mundo pela casa de pesquisa TrendForce. Na mesma análise, o top 3 permanece concentradoo na Toyota, Volkswagen e Honda,
Com informações Estadão Conteúdo.