A Ford (FDMO34) justificou uma série de atrasos na entrega de alguns veículos porque não tinha os emblemas ovais azuis da marca que são colocados nos modelos.
A Ford, tal como as demais montadoras, tem sofrido com a crise na cadeia de suprimentos – ou supply chain – que também afeta contempla outros, como os semicondutores.
A montadora enfrentou restrições de fornecimento com os emblemas da marca e as placas de identificação que especificam o modelo, segundo fontes familiarizadas com o assunto.
Ambas as peças são fixadas no exterior do veículo e são identificadores importantes para os produtos da montadora.
Um porta-voz da empresa confirmou que reteve algumas remessas de veículos por falta de emblemas. A escassez está afetando as populares picapes Série F da Ford, disseram as pessoas.
Ford cogita ‘solução 3D’
Os executivos da Ford consideraram algumas soluções alternativas, como imprimir em 3D as insígnias até que as permanentes pudessem ser obtidas, disseram algumas das fontes.
Contudo, eles não sentiram que as substituições impressas atenderiam ao padrão de qualidade.
Um porta-voz da Ford disse que a empresa está construindo e enviando caminhões com os emblemas ovais azuis e está adaptando aqueles construídos sem o logotipo da Ford e entregando-os aos revendedores.
A empresa se recusou a comentar a proposta de impressão 3D.
Empresa mostrou foco em veículos elétricos
Ainda nesta semana, na quinta (22), a Ford informou que está aprimorando sua posição no mercado de veículos elétricos e na cadeia de suprimentos global por meio de mudanças em sua equipe de liderança.
A montadora nomeou Doug Field como seu diretor de desenvolvimento de produtos avançados e tecnologia. Também expandiu o papel do diretor financeiro John Lawler para cobrir as operações globais da cadeia de suprimentos de forma interina.
Doug Field, que foi o diretor de tecnologia avançada e sistemas embarcados da Ford, deve supervisionar o investimento de US$ 50 bilhões da empresa no mercado de veículos elétricos.
Espera-se que Lawler lidere a transformação da gestão global da cadeia de suprimentos da Ford até que um diretor permanente da cadeia de suprimentos seja encontrado, disse a empresa.
O objetivo da Ford é alcançar uma taxa de execução de dois milhões de veículos elétricos por ano até o final de 2026, disse a empresa, acrescentando que também busca fortalecer sua linha de produtos de combustão interna.
Com Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires
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