A Ford anunciou nesta terça-feira (19) que fechará sua fábrica em São Bernardo do Campo.
A montadora norte-americana informou que vai sair do mercado de caminhões. Segundo a Ford, essa medida é uma dos passos para “o retorno a lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”.
O fechamento da planta na Grande São Paulo deverá ocorrer ao longo de 2019. Hoje a fábrica de São Bernardo produz caminhões e o modelo Fiesta. Segundo a Ford, o custo dessa operação será de cerca US$ 460 milhões.
“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, informou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
A decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada depois de diversos meses em que foram procuradas alternativas. Entre as possibilidades estudadas estavam possíveis parcerias ou a venda da operação. Para continuar mantendo a fábrica em atividade teria sido necessário investir um volume expressivo de recursos. Um desembolso indispensável para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios. Entretanto, não foi encontrada uma estratégia viável para que a produção na planta se tornasse lucrativa e sustentável.
A montadora deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta assim que terminarem os estoques. Segundo o sindicato dos metalúrgicos, a planta emprega 2.800 funcionários, além de terceirizados.
“Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, declarou Watters, “Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”.
A decisão de fechamento faz parte do plano de reestruturação global da Ford. Entre as medidas tomadas pela montadora para se reestruturar na América do Sul estão:
- Corte em mais de 20% dos custos ligados aos funcionários e a estrutura administrativa;
- fortalecimento da linha de produtos – em especial SUVs e picapes – que ganham cada vez mais a preferência entre os consumidores;
- encerramento da produção do Focus na Argentina;
- expansão das parcerias globais para desenvolver picapes de médio porte.
A Ford quer estabelecer uma parceria com a Volkswagen para fabricação de veículos utilitários.