Ford anuncia fechamento de todas suas três fábricas no Brasil

A Ford (NYSE: F) anunciou hoje que fechará todas as suas três fábricas no Brasil em meio a uma reestruturação de seus negócios na América do Sul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A companhia diz que irá continuar operando no país com negócios de não-manufatura, incluindo seu escritório de desenvolvimento de produtos, na Bahia, sua sede regional e seu campo de provas, esses dois em São Paulo. A produção de veículos da Ford no continente, entretanto, ficará apenas na Argentina e no Uruguai.

As fábricas de Camaçari, na Bahia, que produz o Ford Ka e o EcoSport, e de Taubaté, em São Paulo, onde são produzidos motores, serão fechadas imediatamente. No último trimestre de 2021 será a vez da fábrica em Horizonte, no Ceará, na qual são produzidos a veículos da Troller.

Em 2019, a Ford já havia encerrado sua produção na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde produzia o Fiesta. O carro, um dos modelos de maior sucesso da Ford, deixou de ser vendido no país.

Agora, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que os estoques terminarem.

A companhia promete “dialogar com sindicatos” para achar a melhor saída possível para o fechamento das plantas com seus funcionários. Ao total, cinco mil vagas devem ser encerradas.

Decisão da Ford vem em meio queda na venda de veículos e maior foco no desenvolvimento de tecnologia

No ano passado, segundo a Anfavea, a Ford vendeu cerca de 119,5 mil veículos no Brasil, número 39,2% menor na comparação com o ano de 2019. Os números da companhia ficaram piores do que os do mercado de automóveis em geral, que apresentou queda de 28,6%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Após mais de um século de operações no país, a Ford afirmou que a decisão é “difícil, mas necessária para manter a empresa saudável e o negócio sustentável”.

Em nota, a Ford diz que “está mudando para um modelo de negócios enxuto e com poucos ativos”. O foco da companhia será fornecer, segundo ela, conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas para seus clientes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Há pouco mais de três meses, Jim Farley assumiu como novo CEO da Ford. Ele prometeu, de inicio, um novo plano para manter o crescimento da empresa e o negócio lucrativo, com redução de custos e aceleração da reestruturação de setores com baixo desempenho da companhia.

A Ford pretende alocar mais capital em seus negócios mais fortes, como, por exemplo, em sua linha de veículos comerciais. Além disso, sobre o comando de Jim Farley, a empresa pretende também focar no desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos.

Em dezembro, a Ford havia anunciado o descarte de uma joint venture  com a Mahindra & Mahindra, uma produtora de carros indianas, que iria focar na produção de veículos para mercados emergentes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno