O Grupo Fleury (FLRY3) lança nesta terça-feira (21) o Day Clinic, ou hospital de um dia. O projeto já havia se concretizado antes da abertura de capital (IPO), em 2009, mas teve as operações descontinuadas. Segundo a empresa, o custo operacional de certos procedimentos da nova clínica é menor que os mesmos realizados em hospitais.
O novo Day Clinic do Grupo Fleury fica dentro do centro de excelência ortopédica da companhia, no bairro do Higienópolis (SP). Na clínica, o paciente realiza o procedimento cirúrgico ou ambulatorial no período máximo de 12 horas. As informações são do “Estado de S. Paulo”.
A marca Fleury tem 13 centros integrados de diagnóstico em São Paulo. Conforme a diretora executiva de negócios da marca Fleury, Jeane Tsutsui, a experiência com as cirurgias e procedimentos realizados pelo centro de excelência ortopédica demonstraram que 70% destas operações podem ser feitas em ambiente de Day Clinic.
Para o lançamento do Day Clinic, o Grupo Fleury iniciou uma série de novas frentes, desde dezembro do ano passado. Os investimentos em tais frentes somam R$ 30 milhões:
- Aquisição da SantéCorp, empresa focada na gestão da saúde de funcionários dentro dos ambientes de trabalho;
- Inauguração de um centro de infusões para aplicação de medicamentos intravenosos dentro do centro de imunobinobiologia do grupo;
- E um projeto no qual os pacientes com doenças crônicas que demandam tomar medicamentos com regularidade vão ao centro de imunobinobiologia, ao invés do hospital.
Após a novidade, as ações ordinárias da Fleury encerraram subindo 2,84% para R$ 19,56 na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Saiba mais – Fleury investe R$ 30 milhões em novo centro de inovação em SP
Redução de custos do Day Clinic
Em adendo, Tsutsui afirmou que a redução de custos em um procedimento feito no Day Clinic é cerca de 20% menor do que o mesmo procedimento realizado em um hospital tradicional.
Entretanto, o sócio-diretor da Setrus (consultoria especializada no setor de saúde), Rodrigo Abdo, tal economia pode ser muito maior e chegar a 50%.
Na visão de Abdo, o posicionamento do Grupo Fleury como uma plataforma de negócios em saúde, que vem expandindo para ramos correlatos da medicina diagnóstica enquadra-se na tendência do mercado.
Visto que o grande número de pedidos de exames feitos pelos doutores pressiona os custos do setor de saúde hospitalar como um todo.
E o Grupo Fleury está construindo um modelo de negócio que entrega soluções com um menor custo de operação.
O antigo Day Clinic da Fleury
No passado, o Fleury chegou a ter um Day Clinic, voltado para cirurgias em geral. Tal clínica estava instalada no mesmo prédio do Higienópolis onde passa a funcionar nesta data a atualização do espaço.
O antigo Day Clinic funcionou até 2009, e teve suas atividades encerradas devido à oferta pública inicial de ações feita pela empresa.
Isto, pois, na época, havia uma lei que não permitia a entrada de capital estrangeiro no setor de hospitais. Assim, o grupo decidiu sair do negócio para obter a possibilidade de captar recursos dos investidores.
Assim, com a alteração da lei somada ao plano estratégico de expandir a atuação para além da medicina diagnóstica, o Grupo Fleury voltou a apostar no modelo de negócio.
Contudo, a empresa não tem intenção de tornar-se totalmente voltada para o segmento hospitalar. Muito menos no segmento de planos de saúde.
“Todo mundo está preocupado com a sustentabilidade do setor de saúde”, afirmou a Tsutsui ao “Estado de S. Paulo”.
De acordo com a diretora, O Grupo Fleury mira ampliar a atuação ambulatorial, realizando procedimentos de pequena complexidade fora do hospital.