O Grupo Fleury (FLRY3) divulgou, nesta quinta-feira (7), os resultados financeiros do quarto trimestre do ano passado (4T23), revelando um lucro líquido de R$ 81,3 milhões. Esse valor representa um notável aumento de 162,6% em comparação ao mesmo período de 2022.
O desempenho positivo, diz o documento sobre o balanço do 4T23 do Fleury, foi impulsionado pelo significativo crescimento das receitas, principalmente devido à incorporação dos resultados do Instituto Hermes Pardini (PARD3).
Durante o 4T23 da Fleury, a receita líquida atingiu a marca de R$ 1,7 bilhão, apresentando um aumento anual de 52,9%. Em uma análise pro forma (utilizada para evidenciar aos investidores o impacto de uma transação), que considera os ativos do Pardini incorporados em maio de 2023, a receita registrou um crescimento de 4,9%, marcando uma desaceleração em relação ao terceiro trimestre, que teve um aumento de 11,8%.
Jeane Tsutsui, presidente do Fleury, destacou que o desempenho no último trimestre reflete a “sazonalidade típica, influenciada por feriados”, mas ressaltou que é um resultado muito saudável. Ela enfatizou o crescimento em todas as marcas do grupo, que inclui a rede homônima e outros selos como a+.
Na análise pro forma, a receita bruta das unidades de atendimento expandiu-se em 4,6%, com a marca Fleury liderando o crescimento, seguida pelo crescimento de 10,3% nas demais marcas de São Paulo, 6,3% nas marcas de Minas Gerais, 1,7% nas marcas do Rio de Janeiro e um acréscimo de 0,5% nas marcas regionais.
Fleury: Ebitda sobe 61,7% e lucro líquido anual alcança R$ 423,8 milhões
O destaque do relatório foi o aumento de 61,7% no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), atingindo R$ 375,8 milhões na base contábil, com a margem subindo de 20,9% para 22,1%. Na análise pró forma, o Ebitda também apresentou um aumento de 10,6%, segundo o balanço.
As projeções compiladas pela LSEG indicavam um lucro líquido de R$ 89,13 milhões no quarto trimestre, com Ebitda de R$ 392,39 milhões e receita de R$ 1,763 bilhão.
Ao abordar as despesas gerais e administrativas, Tsutsui observou um crescimento de 19,2%, alcançando R$ 139 milhões, mas ressaltou que como percentual da receita líquida, houve uma queda de 10,5% para 8,2%. Na versão pró forma, essa queda foi de 3,3%, indicando uma melhora proporcional em relação ao ano anterior.
A geração de caixa operacional no quarto trimestre foi de R$ 423,9 milhões, um aumento de 53,9% em comparação com o mesmo período de 2022. No final de dezembro, a alavancagem, considerando a métrica dívida líquida/Ebitda, ficou em 1,2 vez.
Para o ano inteiro de 2023, o Grupo Fleury registrou um lucro líquido de R$ 423,8 milhões, um aumento de 37,6% em relação a 2022. A receita líquida também teve um crescimento expressivo de 45%, atingindo R$ 6,47 bilhões, enquanto o Ebitda somou 1,59 bilhão de reais, representando um aumento de 33,8%.
No texto divulgado ao mercado, Jeane Tsutsui disse que 2023 foi um “ano histórico para o grupo Fleury”, marcado pela combinação de negócios com o Pardini. Ela afirmou que o grupo possui uma estrutura de capital robusta e uma estratégia bem definida, com uma execução adequada para capturar as oportunidades neste ano.
Ao abordar as sinergias resultantes da combinação com o Pardini, Tsutsui reiterou a previsão de um aumento anual no Ebitda entre R$ 200 milhões e R$ 220 milhões, com a captura de aproximadamente 95% das sinergias em até três anos após a conclusão da operação. Ela destacou que, atualmente, não há perspectivas de mudança nesse cenário e que a área de fusões e aquisições do Fleury continua ativa e trabalhando, mesmo durante o processo de integração com o Pardini.