O Flamengo está no noticiário dos últimos dias, já que é líder do Campeonato Brasileiro e recebeu a liberação do projeto de construção de seu estádio. O clube carioca, que em breve terá sua casa própria, conta com a maior torcida do Brasil. Mas será que isso se reflete no seu valuation?
Valuation é uma palavra em inglês que significa “avaliação”. No mundo dos negócios, valuation é o processo de determinar quanto vale uma empresa ou, no nosso caso, um clube de futebol. Isso envolve analisar todas as fontes de receita e despesas do clube, seus ativos (como estádio, jogadores, marca) e projetar o futuro financeiro.
Existem várias técnicas para fazer valuation, mas uma das mais comuns é o Fluxo de Caixa Descontado (DCF). Nela, se estima quanto dinheiro o clube vai gerar no futuro e se desconta isso para o valor presente.
Nos últimos cinco anos, o Fluxo de Caixa Livre do Flamengo cresceu, em média, 21% ao ano. Isso significa que o clube está gerando cada vez mais dinheiro disponível para investir em jogadores, infraestrutura, ou mesmo distribuir aos seus potenciais acionistas. Além disso, a margem de lucro do clube – a porcentagem de lucro sobre a receita total – também aumentou, indicando uma gestão financeira cada vez mais eficiente.
Para entender o valuation do Flamengo, precisamos olhar para algumas projeções e fundamentos financeiros. Espera-se, portanto, que:
- O Fluxo de Caixa Livre continue crescendo a uma taxa de 20% ao ano (CAGR).
- O Flamengo mantenha uma margem líquida de 10%
- O Custo de Capital Médio Ponderado (WACC) seja de 16,65%
- A Taxa de Crescimento Perpétuo (G) seja de 4%
Essas projeções são baseadas em um cenário realista que pode, inclusive, ser melhorado, a depender de novas negociações de direitos de transmissão, por exemplo. A perpetuidade, ou seja, o valor futuro contínuo do clube, representa uma parte significativa do valuation (68% numa estimativa de 5 anos), destacando a característica de perenidade do Flamengo.
Com base em todos os fundamentos e projeções mencionadas, o valuation do Flamengo é de aproximadamente R$ 2,4 bilhões.
Análise de múltiplos do Flamengo
Outro método para avaliar o valor de um clube é a análise de múltiplos. No caso do nosso valor estimado para o Flamengo, o múltiplo é de 1,6 vezes a receita bruta. Isso está em linha com outros clubes listados em Bolsa, que têm um múltiplo médio de 1,8.
De acordo com o site especializado Transfermarkt, o elenco do Flamengo atualmente vale pouco mais de R$ 1 bi. Isso indica, mais uma vez, que nossa estimativa parece razoável, uma vez que o clube tem outras fontes de valor além do elenco, como as receitas comerciais e de patrocínio.
É importante destacar que uma diferença entre o valor do elenco e o valuation é natural, pois além do clube ter outras fontes de renda, o elenco pode não se traduzir em geração de caixa e o clube pode não ser dono de todos os direitos econômicos.
Para capturar diferentes cenários possíveis no futebol e no mercado, fizemos uma análise de sensibilidade. Essa análise mostrou que o valor do Flamengo pode variar entre R$ 2 bilhões e R$ 2,9 bilhões, dependendo de mudanças no custo de capital e na taxa de crescimento.
É importante lembrar que esse valuation é “pre-money”. Ou seja, não considera um novo aporte de investidores. Se um investidor decidir colocar mais dinheiro no Flamengo, o valor do clube certamente aumentará.
Por fim, vale destacar que essa análise de valuation é feita sob a perspectiva de um investidor financeiro. Isso significa que não estamos considerando externalidades ou aspectos emocionais que muitos donos de clubes consideram, tratando os clubes como “trophy assets”, ou itens colecionáveis. No mundo do futebol, esses fatores também são relevantes e podem impactar o valuation de um clube como o Flamengo.