A Fitch Ratings anunciou em um relatório que reavaliou o setor de varejo brasileiro e rebaixou a nota de crédito da Riachuelo, Ellus e da Smart Supermercados. O corte foi informado nessa sexta-feira (3) e é motivado pela atual crise do coronavírus.
No relatório, a Fitch informou que prevê um prejuízo significativo em relação ao fluxo de caixa devido a paralisação das atividades dos shopping, além de prever danos nas estruturas de capital e no perfil de liquidez de produtos que não essenciais.
A Agência de classificação de risco prevê uma baixa em relação ao desempenho econômico devido a fatores como:
- A redução de investimentos;
- Aumento nas perspectivas de desemprego;
- Danificação na renda da população.
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A Fitch salientou: “estes fatores, combinados, deverão exercer pressão significativa na demanda, o que deve impedir uma recuperação mais forte da indústria, como previamente projetado nos cenários-base das companhias”.
A Agência ainda informou que o segundo semestre desse ano deverá ser o mais afetado “mas a curva de recuperação na segunda metade do ano [caso a pandemia termine até lá] deve ser lenta, sobretudo para as varejistas que vendem bens discricionários, que abrangem moda, bens de consumo duráveis, lojas de departamento e eletroeletrônicos”.
Fitch analisa 11 empresas
A Fitch analisou onze empresas, entretanto apenas 3 dessas tiveram sua nota de crédito rebaixada. Essas foram:
- Riachuelo (Grupo Guararapes);
- Inbrands (dona da Ellus e opera a Tommy Hilfiger no Brasil);
- Martins (dona do Smart Supermercados).
A dona da Ellus passou de CCC para CC na reavaliação, o que indica que calotes parecem prováveis.