Ícone do site Suno Notícias

Fitch: incerteza e intensidade da crise criam risco à economia em 2021

A Fitch Ratings afirmou IDR de Longo Prazo em Moeda Estrangeira do Brasil em 'BB-', com Perspectiva Negativa".

A Fitch Ratings afirmou IDR de Longo Prazo em Moeda Estrangeira do Brasil em 'BB-', com Perspectiva Negativa".

A agência de classificação de riscos, Fitch Ratings, comunicou nesta terça-feira (9) que a intensidade e duração incertezas no Brasil criam riscos às projeções para a economia do País.

Para a Fitch, o cenário da crise induzida pela pandemia do novo coronavírus no contexto doméstico afetam a expectativa de crescimento da economia brasileira e de redução do déficit fiscal em 2021.

A agência espera um resumo de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020, contra projeção anterior de contração de 4% no ano. A revisão aconteceu principalmente em razão da epidemia, que levou os estados e municípios a adotarem medidas para combater o novo vírus. Para o ano seguinte, a previsão é para um crescimento de 3,2%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, a Fitch estimou que o déficit do Brasil deve atingir o patamar de 14% do PIB em este ano, ante projeções anteriores de 13%. Para 2021, a expectativa é de queda para 6,5% do Produto. Enquanto, deve haver um crescimento contínuo da dívida pública, de 92,3% do PIB para 93,5%, contra média de 56,3% de países classificados com rating “BB”.

“O Brasil tinha um equilíbrio fiscal relativamente fraco e baixo crescimento pré-pandemia”, comunicou a agência , em nota.

Recuperação pode ser prejudicada por incertezas, diz Fitch

Para a agência, “o grande estímulo mitigará o impacto econômico, mas a recuperação pode ser prejudicada por uma trajetória fiscal incerta, aumento da dívida pública e confrontos periódicos entre o Executivo e o Legislativo, nublando as perspectivas de reformas para conter gastos e melhorar as taxas de crescimento”.

Saiba mais: Fitch projeta queda de 6% no PIB brasileiro em 2020

Além disso, a Fitch completou avaliando que protestos periódicos na ruas, assim como tensões entre os três Poderes da República, também tiveram um impacto negativo no ambiente político do País.

Sair da versão mobile