O Banco Central modificou as regras para a portabilidade entre contas-salários e deixou essa questão mais simples, desde agosto.
Os consumidores já conseguiam trocar de banco para receber o salário. Mas o pedido de portabilidade deveria ser feito pelo instituição de origem, também conhecido como banco-folha e apenas para bancos tradicionais, isto é, físicos.
A nova regra possibilitou que a portabilidade fosse gerenciada pelo próprio cliente e para qualquer tipo de instituição financeira, seja ela tradicional ou fintech, acarretando em uma diminuição nas taxas cobradas pelos serviços bancários, para que assim fosse possível segurar os clientes.
“Você tinha de ir a sua agência, e o gerente fazia de tudo para manter a sua conta ali. Agora, a lógica se inverteu”, afirma Roy Martelanc, coordenador de projetos de finanças e banking da FIA ( Fundação Instituto de Administração)
Algumas empresas já começaram a mudar a postura para que assim consiga ganhar novos clientes. O Itaú Unibanco, por exemplo, disse que está analisando caso a caso, cada um dos pedidos de portabilidade para fazer propostas individuais para os clientes.
O Banco Original realizou uma grande campanha na televisão, após o Banco Central aprovar a mudança da portabilidade, oferecendo benefícios para quem fizer a portabilidade para o lá, como 50% nas taxas para o cartão black da empresa. Com a campanha o banco diz ter tido um crescimento de 160% nas visitas do site e 38% no número de novos cadastros