Fintech oferece calculadora gratuita para imposto de renda das ações
A fintech LionTech acabou de lançar uma ferramenta que calcula o Imposto de Renda a ser pago pelo investidor com base nas ações que ele possui na carteira.
Visando alcançar cerca de 10 mil usuários ao longo dos meses, a fintech solicita, na ferramenta que consiste em uma calculadora de IR gratuita, os ativos declarados em 2020/2021 e a senha que é cadastrada no Canal Eletrônico do Investidor (CEI) da B3 (B3SA3).
Posteriormente, a ferramenta faz um demonstrativo mostrando se houve lucros ou prejuízos e se há imposto a ser pago – ou está na faixa de isenção, poupando o investidor da dúvida de como declarar imposto de renda das ações.
A calculadora de IR visa o aumento da base de usuários da companhia, que atualmente já oferece um plano gratuito com outras funcionalidades usuais ao investidor, incluindo:
- Mercado à Vista Swing e Day Trade, FII, BDR e ETFs
- Controle Automático de Preço Médio
- Geração de DARF para Pagamento
- Corretoras e Transações Ilimitadas
- Validação das Informações
Os planos pagos, por sua vez, incluem a declaração anual de Imposto de Renda de Pessoa Física, o IRPF – forma de vender o produto “a quem não possui suporte contábil”.
Praticidade no imposto de renda rendeu cheque do Primo Rico à startup
Ainda em julho desse ano, a LionTech ganhou maior notoriedade por ter recebido um cheque no “Primo Startups”, programa do YouTube em que o influenciador Thiago Nigro, o Primo Rico, seleciona startups para receber aportes.
Na época, os presentes foram o CEO, Daniel Constantino, e o CFO, Rubens Ozima.
A companhia foi fundada justamente por quem era do segmento da área de contabilidade, juntamente com especialistas do campo tributário, financeiro e de tecnologia – prevendo, antes da demanda pela declaração de IR de ações, uma ausência de conhecimento sobre o campo tributário como um todo.
“Comecei a pensar na empresa quando percebi que eu recebia muita gente no meu escritório de contabilidade com dificuldade sobre tributação. Quando falamos em tributação, não é um assunto fácil. Mesmo técnicos da área possuem dificuldades. O nosso objetivo foi justamente simplificar o imposto de renda”, disse Constantino no programa.
Nigro, citou que, “com um ticket-médio controlado” e bons parceiros no mercado, a empresa deve decolar. Em janeiro deste ano, a companhia havia recebido investimentos em uma rodada anjo que considerava um valuation de R$ 1,8 milhão.
Contudo, apostando na solução do imposto de renda, Nigro aportou R$ 150 mil na companhia, passando a deter 7% do equity da companhia – que, conforme habitual, deve passar por mudanças em rodadas futuras de investimento