É comum ouvir por aí pessoas falando que finanças e negócios são assuntos intimidadores ou difíceis. Esse pensamento, infelizmente, acaba afastando muita gente desse mundo tão cheio de oportunidades e fascínios. Foi pensando nisso que a novaiorquina Haley Sacks fundou a Mrs. Dow Jones.
A blogueira de finanças fundou a marca “Mrs. Dow Jones” em 2017, com o objetivo de tornar as finanças um assunto tão interessante e divertido para as massas, como a vida das irmãs Kardashian. Assim, Haley Sacks cultiva a marca, um canal no Youtube e um site para explorar o humor que há no universo financeiro através de uma perspectiva feminina com memes, vídeos, artigos, mercadorias, eventos, boletins informativos e até clube do livro.
A jovem ‘especialista’ em celebridades acredita que a cultura do universo pop, combina com a cultura do mundo monetário, e assim, tenta falar sobre finanças aos seus 159 mil seguidores com o “idioma celebridade”, para deixar o conteúdo mais acessível e interessante.
Praticamente autodidata, a blogueira já conta com 3 anos nesse cenário do mundo financeiro. Além disso, 70% do seus seguidores são mulheres, o que mostra que a perspectiva da jovem, de que o ambiente de negócios também é pra mulheres, está conquistando espaço.
Mas afinal, como surgiu essa ideia de criar uma marca que mescla humor e dinheiro?
Como surgiu a Mrs. Dow Jones
O pai de Sacks trabalhava na famosa Wall Street, então a jovem cresceu tendo contato com esse universo, apesar de compará-lo como russo, ou alemão, pois não o entendia muito bem.
Contudo, a influencer que sempre se interessou em acompanhar notícias sobre celebridades, foi inspirada a criar a marca que ganhou milhares de fãs em pouco tempo, quando Kim Kardashian foi vítima de um assalto em Paris, em 2016.
Em uma entrevista que a blogueira e produtora concedeu à ‘Refinery 29’ ela disse que ficou tão chateada quando viu a notícia de que a milionária havia sido assaltada, que deu um passo atrás em seu ritmo de ler sobre celebridades e pensou se deveria começar a acompanhar notícias sobre negócios.
A novaiorquina graduada em cinema confessou que pensou que isso seria um pouco estranho, mas mesmo assim decidiu seguir em frente.
Sacks conta que ficou surpresa quando descobriu que podia entender e gostar de notícias financeiras. Isso deu a jovem uma nova percepção de mundo.
Entretanto, a blogueira não trabalha com finanças, uma vez que é produtora. Contudo, sua marca exige conhecimento na área, e assim ela o desenvolveu, e aprendeu a amar o mundo dos negócios. Ela enfatiza que sua realidade mostra que apender sobre o mundo bancário é algo possível de se fazer.
“It’s not all about money.”
People in finance and accounting: pic.twitter.com/x0Brs8ju8T
— Mrs. Dow Jones (@mrsdowjones) January 6, 2020
Além disso, com a Mrs. Dow Jones, a produtora hoje emprega quatro funcionários.
O objetivo da marca
Além de atingir jovens adultos, principalmente depois do início da quarenta, a blogueira busca capturar o cenário financeiro de um olhar feminino. Com sua marca, tenta mudar a ideia geral de que falar sobre dinheiro é uma coisa só do universo masculino.
Mrs. Dow Jones não abandonou as notícias sobre famosos, mas agora une o melhor dos dois mundos para tentar decifrar, deixar mais claro, acessível, divertido e legal, o universo dos investimentos. Mudando a imagem que muitas pessoas têm sobre Wall Street, de que investir é algo abstrato, incompreensível.
Mrs. Dow Jones e a Crise do coronavírus
Na crise causada pela pandemia do novo coronavírus, a influencer decidiu ajudar seus jovens seguidores a sobreviverem a esse período atípico. A novaiorquina lançou um programa de sete semanas, o MDJ Stimulus, com sete capítulos para explicar tudo sobre o ambiente financeiro e mercado de trabalho.
Nesse programa ela usa ferramentas da cultura pop para auxiliar as pessoas a cuidarem da sua economia pessoal. Em seu site, Sacks conta que tenta passar para seus seguidores a ideia de que “você não pode controlar o que acontece com você, mas pode controlar COMO VOCÊ REAGE”.
Durante as sete semanas ela levou novos conteúdos aos seus seguidores, através de:
- IGTV e vídeos do Youtube;
- Artigos no Diário MDJ;
- Transmissões ao vivo com especialistas;
- Pop Quizzes udes.
Em uma entrevista a CNBC, Sacks conta que os jovens pensam muito no que os fazem felizes no momento. Por isso, ele tanta falar “no idioma” deles.
When people are like “my preferred form of self care is yoga” nice! Mine is yelling at my broker for not buying Tesla earlier.
— Mrs. Dow Jones (@mrsdowjones) August 15, 2020
Ela busca passar confiança para que os jovens adultos deem o primeiro passo aprendendo a se livrar de dívidas e como cuidar do dinheiro.
Segundo a Mrs. Dow Jones, a crise trouxe interesse por parte dos jovens, por informações financeiras, e sobre o futuro de suas carreiras. Além disso, cresceu o interesse das pessoas em como ganhar e administrar o dinheiro nessa situação. Nesse sentido, ela decidiu desenvolver esse programa durante a quarentena.