FII de hospitais da Tellus capta R$ 1,4 bilhão; fundo focará 100% no setor da saúde
A Tellus levantou R$ 1,4 bilhão com investidores institucionais para um fundo imobiliário (FII) destinado a hospitais de alta complexidade e clínicas de saúde. Segundo informações divulgadas nesta terça (7), esse será um dos primeiros FIIs do mercado focado exclusivamente no setor da saúde.
“Com o envelhecimento da população você tem uma maior dependência das pessoas com as questões de saúde. E é um setor muito resiliente, diferente de shoppings, por exemplo, que têm sofrido com a disrupção do e-commerce. Em saúde até há consultas online, mas tem muitas operações que obrigatoriamente você precisa fazer presencial”, explicou André Abreu Pereira, gestor da Tellus, em entrevista ao Brazil Journal.
Segundo o profissional, a Tellus pretende investir os recursos desse FII de hospitais entre cerca de nove a doze unidades de saúde. “Estamos escolhendo muito bem para quem quiser alugar, buscando imóveis em localizações que permitam outros usos caso o inquilino deixe o imóvel”, ressaltou Pereira.
Em um primeiro momento, a gestora não pretende listar esse fundo na Bolsa. No futuro, a ideia é fazer um follow-on com investidores de varejo.
“Agora estamos na fase de criar os veículos, comprar e construir os ativos, não faz sentido listar. Mas, depois que tivermos esses primeiros projetos prontos e gerando renda, é algo que devemos fazer”, detalhou ele.
FII de hospitais
De acordo com Pereira, a expectativa é de que o fundo entregue um dividend yield de 10,5% a 11% ao ano. Os números parecem baixos quando comparados com a Selic, mas o executivo ressalta que o foco do fundo não é entregar um yield tão elevado, mas sim buscar “projetos triple-A que tenham um bom retorno no longo prazo“.
Além desse novo fundo, já existem outros FIIs que investem no setor de hospitais, como o PVBI11. Contudo, nesse caso, o portfólio é diversificado em outros segmentos.