O conselho de administração da montadora francesa PSA (dona da Peugeot) e da ítalo-americana Fiat Chrysler devem se reunir nesta terça-feira (17) para discutirem os próximos passos da fusão.
De acordo com a agência de notícias “Reuters”, a Peugeot e a Fiat esperam que esse encontro considere um memorando de entendimento para formalizar a fusão entre as companhias automobilísticas.
Fiat e Peugeot anunciam acordo preliminar de fusão
A Peugeot e a Fiat aprovaram em outubro um acordo preliminar de fusão. A informação foi divulgada pela agência norte-americana “Bloomberg”.
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De acordo com a agência, acionistas de cada empresa seriam donos de 50% da montadora combinada. Os investidores da Fiat receberiam um dividendo de 5,5 bilhões de euros (24,47 bilhões de reais, aproximadamente). Já a PSA distribuiria sua participação na fabricante Faurecia SE, no valor de, aproximadamente, 3 bilhões de euros aos acionistas.
Segundo fontes da agência, o conselho da montadora unificada seria formado por 11 membros, sendo seis do PSA, incluindo o CEO Carlos Tavares, que irá liderar a nova companhia. O presidente da ítalo-americana, John Elkann, terá o mesmo cargo no grupo unificado. A sede da nova companhia será na Holanda, mesmo país onde a sede da Fiat está.
Negociações
A Fiat já havia confirmado em setembro as negociações sobre uma possível fusão com o grupo PSA, dono da Peugeot e da Citröen.
“Há discussões em andamento visando a criação de um dos grupos líderes em mobilidade no mundo”, informou a montadora ítalo-americana em seu comunicado. A empresa automobilística não divulgou maiores detalhes sobre as negociações.
As informações haviam sido divulgadas pelo jornal norte-americano “The Wall Street Journal”. De acordo com o veículo a nova empresa será avaliada em cerca de US$ 50 bilhões (R$ 201 bilhões).
A negociação entre as montadores incluiu uma fusão entre iguais, com combinação de ações.
Além disso, de acordo com as fontes, no começo deste ano, as duas empresas, Fiat e PSA, analisaram uma aliança para reunir investimentos direcionados para a fabricação de carros na Europa.