O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) diminuiu 0,5 ponto em fevereiro. A queda chega depois de quatro meses de altas consecutivas, acumulando um aumento de 13,5 pontos.
Segundo a FGV, o ICC alcançou 96,1 pontos no segundo mês do ano. As avaliações dos consumidores sobre a situação atual melhorou, mas diminuíram as expectativas em relação aos próximos meses.
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O indicador que mede o grau de otimismo com a situação financeira das famílias nos próximos meses – um dos quesitos que integram o ICC – foi o que mais contribuiu para o recuo da confiança em fevereiro. O indicador caiu 5,7 pontos no segundo mês do ano, chegando a 105,9 pontos.
Além disso, o indicador que mede as perspectivas futuras quanto à situação econômica também diminuiu 4,3 pontos. O indicador passou de 130,9 pontos para 126,6 pontos.
Entretanto, mesmo com essas reduções, os consumidores aumentaram suas intenções de compras nos próximos meses. O indicador que mede a intenção de compra dos consumidores subiu 5,0 pontos, chegando a 92,6 pontos. O maior nível desde outubro de 2014, quando tinha chegado a 94,9 pontos.
Indicadores em alta
Por sua vez, o Índice de Situação Atual (ISA) manteve o crescimento pelo quarto mês consecutivo. O ISA registrou uma alta de 1,3 ponto, alcançando 78,1 pontos. O maior nível desde abril de 2015 (78,9).
Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE) registrou uma redução de 1,7 ponto, para 109,0 pontos. Mesmo com essa contração, o IE se manteve ainda em um patamar elevado em termos históricos.
Outros indicadores que mostram a satisfação dos consumidores sobre o momento atual registraram resultados positivos.
O indicador da situação econômica subiu 1,2 ponto, alcançando 85,4 pontos. Esse foi o maior nível desde dezembro de 2004, quando era de 87,2 pontos.
Além disso, o indicador que mede a percepção em relação às finanças familiares aumentou 1,5 ponto, chegando a 71,4 pontos. O maior nível desde maio de 2018, quando era de 72,6 pontos.
A pesquisa da FGV foi realizada em 1.967 domicílios entre os dias 1º e 19 de fevereiro. A próxima Sondagem do Consumidor será divulgada em 27 de março.