A partir desta quinta-feira, dia 01 de junho, um novo grupo de trabalhadores podem receber uma quantia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). São aqueles que optaram por receber o benefício na modalidade de Saque-Aniversário, liberada agora para o aniversariantes de junho.
Para aqueles que optaram pelo resgate do FGTS nessa modalidade, o valor ficará disponível para os aniversariantes de junho a partir de hoje (1) até 31 de agosto, ou seja, por mais dois meses seguintes.
Quando devo sacar o FGTS?
O FGTS é um benefício dos trabalhadores que serve como uma poupança ou reserva financeira. Assim, as empresas devem depositar mensalmente uma porcentagem de 8% sobre o salário na conta da Caixa Econômica Federal no CPF dos trabalhadores, para que tenham acesso ao valor em caso de algum imprevisto ou em outros cenários. Normalmente, o FGTS é disponibilizado quanto ocorre:
- Demissão sem justa causa;
- Doenças graves;
- Aposentadoria ou idade acima de 70 anos.
O que é o Saque-Aniversário?
A modalidade do Saque-Aniversário, no entanto, permite que o beneficiário faça uma retirada antecipada do valor, de até 50% do saldo das contas ativas e inativas do FGTS.
Quando opta por esse tipo de Saque, no entanto, o trabalhador deve seguir com ele por pelo menos dois anos consecutivos. Além disso, nesse intervalo, ele também perde o direito ao saque integral do Fundo, em caso de demissão
Isso porque, uma vez que o trabalhador adere ao saque do FGTS por aniversário, ele fica “preso” a este modelo pelo prazo de dois anos. Durante este período, fica impedido de resgatar todo o valor da conta, caso seja demitido sem justa causa. O único valor que ele ainda pode receber é a multa rescisória de 40%.
Por isso, na hora de escolher qual forma de saque do FGTS o trabalhador irá se beneficiar, é importante levar esses aspectos em consideração.
Notícias Relacionadas