Haddad deve anunciar novas medidas econômicas envolvendo ICMS e PIS/Cofins
Ainda nesta quinta-feira (12) o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve anunciar um novo pacote de medidas econômicas que contemplam a revogação da redução do PIS/Cofins cobrado sobre receitas financeiras de grandes empresas.
O anúncio de Haddad já era esperado pelo mercado e pela esfera pública, dado que o ministro citou, na semana anterior, que novas medidas econômicas seriam anunciadas nesta semana.
Segundo informações do Broadcast, Haddad também mira emplacar uma medida que estabelece a volta do voto de desempate a favor da Fazenda no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
A expectativa é de que Haddad anuncie a publicação de quatro medidas provisórias (MPs) e dois decretos, além de portarias de diferentes órgãos.
A tendência que o “Desenrola”, programa de renegociação de dívidas, seja anunciado em um próximo momento – inclusive dadas as declarações do Ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O mercado financeiro se mantém atento às movimentações do político, dada a projeção do déficit para 2023, de R$ 231 bilhões – considerando o rombo de R$ 168 bilhões da PEC da Transição.
Além disso, trata-se de uma nova movimentação de Haddad após a defesa do fim da desoneração sobre os combustíveis – que mostrou ser uma queda de braço na Esplanada.
Posteriormente, o presidente Lula (PT) decidiu prorrogar a desoneração por mais dois meses.
Haddad participa do Fórum Econômico Mundial em Davos na próxima semana
O ministro fará sua primeira viagem internacional à frente do cargo de Ministro da Fazenda já na próxima semana. As informações foram publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (11).
Haddad participará de compromissos relacionados ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A viagem está prevista para o período de 15 a 19 de janeiro. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também participará do Fórum.