O presidente do Federal Reserve (Fed) em Dallas, Robert Kaplan, informou nesta segunda-feira (15) que prevê uma contração “significativa e histórica” na economia dos EUA para o segundo trimestre antes de começar a se recuperar.
Segundo Kaplan, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cairá no segundo trimestre e deve começar a se recuperar na segunda metade de 2020. Ele também prevê que a taxa de desemprego continue elevada no final do ano e que a inflação permaneça baixa, apesar de alguns preços de alimentos terem subido nos últimos meses.
No entanto, a autoridade monetária explicou que a recuperação da economia pode ser ainda mais acelerada se as empresas e os consumidores respeitarem as precauções para limitar a disseminação do coronavírus (covid-19).
“Se as pessoas usarem máscaras, se tivermos testes extensivos e rastreamento de contato, se empresas e nós, como indivíduos, seguirmos um bom procedimento, vamos crescer mais rápido”, disse Robert Kaplan durante uma discussão virtual organizada pela New York University.
Fed se preocupa com a curva de juros dos EUA
Adicionalmente, Kaplan informou que as autoridades do Federal Reserve precisam continuar discutindo a possibilidade de usar o controle da curva de juros. Nesse caso o banco central estadunidense teria metas para os rendimentos em vencimentos específicos.
Os participantes do mercado de títulos estão cada vez mais convencidos de que uma das próximas medidas do Fed será limitar os rendimentos em um ponto específico da curva.
Saiba mais: Fed alerta sobre o caminho incerto para a recuperação econômica
“Tenho certas preocupações sobre isso, mas não descartaria a opção”, disse Kaplan, acrescentando que ele quer garantir que o Fed não crie “mais distorções” nos mercados financeiros após o uso das políticas monetárias expansionistas nos EUA.