Como já esperado, Fed aumenta taxa de juros pela terceira vez nos EUA
Como já esperado pelos analistas do mercado financeiro, o Federal Reserve (Fed, banco central do Estados Unidos) aumentou a taxa básica pela terceira vez em 2018. A taxa que era de 1,75% a 2,00% aumentou 0,25 ponto percentual para 2,00% a 2,25%. O último aumento foi na reunião de junho.
Com o aumento, os Estados Unidos se tornam mais atraentes para investimentos de aplicação do que em outros países do globo, deste modo o dólar tente a aumentar em relação a divisas do mercado emergente.
O título do Tesouro Americano, atrelados à taxa de juros, são considerados os mais seguros do mundo. Ou seja, o movimento do Fed fará com que mais investidores comprem este título e deixe de investir em países, como o Brasil, aumentando a valorização do dólar sobre o real.
Entretanto, a decisão do investimento depende do apetite de risco dos investidores. Aqueles considerados conservadores, geralmente alocam os seus investimentos em economias seguras, contudo outros investidores procuram mercados com rating menor, para tentar buscar