EUA: Fed decide cortar taxa básica de juros em 0,25%

O Federal Reserve (Fed) decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (18). O Banco Central dos Estados Unidos deixou a taxa dos Fed Funds no intervalo entre 1,75% e 2%.

Este é o segundo corte realizado pelo Fed em menos de 60 dias. A decisão foi tomada pelos sete membros do comitê de política monetária do Banco Central dos EUA. Sendo eles:

  • Jerome Powell, presidente do Fed;
  • John Williams;
  • Michelle Bowman;
  • Lael Brainard;
  • Richard Clarida;
  • Charles Evans;
  • Randal Quarle.

O Fed afirmou que a economia dos Estados Unidos está caminhando no sentido certo, com a criação de empregos e a baixa inflação. Portanto, a autoridade monetária não deu sinais de mais cortes em um futuro próximo, como requisita o presidente norte-americano, Donald Trump.

“As informações recebidas desde que o Comitê Federal de Mercado Aberto se reuniu em julho indicam que o mercado de trabalho permanece forte e que a atividade econômica está subindo moderadamente. Os ganhos de emprego foram sólidos, em média, nos últimos meses, e a taxa de desemprego permaneceu baixa”, informa o banco central norte-americano.

Saiba mais: Fed fará o que for necessário para sustentar crescimento dos EUA, diz Powell

O FOMC salienta que a decisão foi tomada a luz dos resultados mais prováveis do rumo da economia norte-americana.

“Consistente com seu mandato estatutário, o Comitê procura promover o máximo emprego e estabilidade de preços. À luz das implicações dos desenvolvimentos globais para as perspectivas econômicas, bem como das pressões inflacionárias reduzidas, o Comitê decidiu reduzir a meta de alocação da taxa de fundos federais para 1-3 / 4 a 2%”, comunicou o Banco Central.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Contudo, o Fed afirmou que permanecerá monitorando as perspectivas internacionais e agirá conforme o apropriado para manter o crescimento da economia.

Trump pede corte de juros a zero ao Fed

No dia 11 de setembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer pedidos e atacar o Federal Reserve (Fed) em sua conta do Twitter. Desta vez, o mandatário pedia o corte da taxa de juros a zero, “ou menos”.

Saiba mais: Por que Trump quer que o Fed corte mais as taxas de juros

“Os EUA devem sempre pagar a taxa mais baixa. Sem inflação! É apenas a ingenuidade de Jay Powell e do Federal Reserve (Fed) que não nos permite fazer o que outros países já estão fazendo. Uma oportunidade única na vida que estamos perdendo por causa de “cabeças de vento”, afirmou Donald Trump.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno