Fed confirma taxas de juros inalteradas entre 0% e 0,25%
O Federal Reserve (Fed), o banco central do Estados Unidos, decidiu manter a taxa de juros o intervalo entre 0% e 0,25%. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (5) pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) em unanimidade.
O consenso do mercado sobre o nível das taxas de juros estava entre 0% e 0,25%. As taxas de juros estão inalteradas nesse patamar desde o dia 15 de março. O Fed tomou essa medida como resposta emergencial devido a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).
No mesmo dia, a autoridade central monetária norte-americana tinha anunciado um pacote de estímulos (Quantitative Easing (QE)) à economia por conta do avanço da pandemia.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
No início deste mês, a diretora do Federal Reserve, Lael Brainard, disse que o banco central norte-americano deveria realizar novos estímulos para ajudar na recuperação da economia e do avanço dos níveis de emprego, que foi fortemente impactado pela pandemia.
O Fed informou também que vai manter inalterado o ritmo de compra de ativos pelo menos no atual nível nos próximos meses.
Para a instituição liderada por Jerome Powell, as condições da política monetária dos EUA permanecem acomodatícias.
Segundo o banco central dos Estados Unidos a crise de saúde provocada pelo coronavírus apresenta riscos consideráveis para perspectivas de médio prazo.
Fed salienta que juros vão se manter próximos do zero
Em comunicado, o comité do Fed informou que vai manter os juros perto de zero mesmo se a meta de inflação for superada por um tempo.
Entretanto, segundo o relatório divulgado nesta quinta, os preços de energia em queda mantiveram a inflação sob controle nos EUA.
“A atual crise de saúde pública continuará pesando sobre a atividade econômica, o emprego e a inflação”, informou o banco central americano em uma nota após concluir uma reunião do FOMC.
Para o Fed, a política monetária poderia ser ajustada caso o cenário coloque as metas em risco.
Powell confirma compromisso com mandato duplo
O presidente do Fed, Jerome Powell, salientou que o FOMC continua com o compromisso com o mandato duplo, de controle dos preços e tendência de pleno emprego da economia.
Entretanto, segundo o economista, a economia dos Estados Unidos permanece abaixo dos níveis pré-prandemia, mesmo se o investimento empresarial aumentou.
Para o presidente do Fed os subsídios e estímulos às famílias têm ajudado a elevar o gasto agregado nos EUA, mas a incerteza continua muito elevado no país, e só vai diminuir quando for encontrada uma cura para o coronavírus.