FCA aumenta vendas de 10% na America Latina
O grupo FIAT-Chrysler (FCA) aumentou de 10% suas vendas na América Latina em 2018.
O grupo ítalo-americano registrou uma venda de 566 mil veículos, dos quais 434 mil no Brasil. No País a expansão da FIAT-Chrysler foi de 14% em comparação com 2017.
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O presidente da FCA na América Latina, Antonio Filosa, declarou que a região continuará sendo, junto com Europa, uma base de atuação importante para a FIAT. Por sua vez, a Chrysler levará adiante uma estratégia mais global. Isso significa levar adiante uma produção em diferentes regiões do mundo.
A América Latina foi uma garantia de rentabilidade para o grupo FCA em nível mundial. No ano passado, a Fiat-Chrysler obteve uma margem de lucros antes de juros e impostos (EBITIDA) de 359 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão). Um crescimento de 138% em relação ao ano anterior.
Filosa salientou que as operações da FCA no Brasil foram lucrativas no ano passado, e que a empresa nunca sairá do Brasil. O executivo minimizou a luta para a liderança nas vendas. A FIAT perdeu o primeiro lugar em 2016 para a GM. Entretanto, em janeiro a montadora norte-americana ameaçou deixar o País se não voltará a ter lucro em 2019. Com as vendas de veículos das marcas FIAT e Jeep, o grupo FCA ocupa a segunda posição.
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Otimismo com o Brasil
O presidente da FCA na América Latina se disse otimista em relação ao Brasil. “É por isso que nosso plano (de investimento) está a todo vapor”, afirmou Filosa conversando com jornalistas em São Paulo.
O executivo destacou uma frase do presidente mundial do grupo, Mike Manley, sobre o Brasil. “Estou otimista em relação ao governo brasileiro”, salientou Manley. Entretanto, ele expressou ao mesmo tempo preocupação com a situação na Argentina.
O presidente da FCA na região declarou ter confiança sobre os planos do governo do presidente Jair Bolsonaro. Em particular, ele expressou interesse sobre o projeto de aumento da competitividade da indústria apresentado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
“O governo está trabalhando para gerar a competitividade necessária para que o Brasil seja um ator importante globalmente. Isso é música para nossos ouvidos”, salientou Filosa, “Fazemos aqui exatamente os mesmos produtos que em outras regiões e com os mesmos materiais e tecnologia. Se conseguirmos ser mais competitivos com melhoras na infraestrutura e na engenharia tributária conseguiremos exportar para vários lugares do mundo”.
No ano passado, o grupo FCA tinha anunciado um investimento de R$ 14 bilhões no Brasil até 2022. O primeiro resultado desse plano, segundo o presidente do grupo, será visto no início de 2020, com o lançamento de um novo modelo. Esse veículo será produzido na fábrica de Betim (MG). Além disso, o grupo ítalo-americano lançará um carro por semestre até 2022. Entre eles, o primeiro SUV da FIAT produzido no Brasil, cuja estreia – muito aguardada – é prevista para 2021.