Fase vermelha em SP começa na segunda-feira (12): veja o que abre
Na segunda-feira (12), o Estado de São Paulo deixará a fase emergencial e retornará para a fase vermelha do Plano SP, que permanecerá até domingo, dia 18 de abril. A fase vermelha impõe menos restrições que a fase emergencial, mas algumas medidas adotadas no período mais grave serão mantidas, como a suspensão do atendimento presencial em todos os serviços que são considerados como não essenciais.
Além disso, haverá toque de recolher das 20h às 5h, e veto a cerimônias religiosas coletivas. O governo de São Paulo também manteve a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio.
Confira o que muda com o início da fase vermelha nesta segunda-feira:
O que muda com a fase vermelha em SP
- Lojas de materiais de construção poderão dar atendimento presencial (até então, funcionavam presencialmente apenas serviços essenciais como hospitais, farmácias, clínicas, dentistas, estabelecimentos de saúde mental)
- Estão liberados campeonatos esportivos profissionais após as 20h, mas com normas mais rigorosas de controle.
- O consumidor pode retirar produtos diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades, mas o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos em todos os estabelecimentos não essenciais.
Restrições que continuam até 18 de abril
- Os trabalhadores da indústria, serviços e comércio terão horários escalonados de entrada e saída. Para o setor da indústria, a entrada vai de 5h a 7h e a saída vai de 14h a 16h. No setor de serviços, a entrada ocorre entre 7h e 9h, e a saída entre 16h e 18h. Já no comércio, a entrada fica entre 9h e 11h, e a saída de 18h a 20h.
- O governo de SP manteve recomendação de teletrabalho para todas as atividades administrativas, tanto do setor público quanto do privado.
- Segue restrito o atendimento presencial em todos os serviços não essenciais. Isso significa que shoppings, bares, salões de beleza, eventos e atividades culturais seguem proibidas.
- Na fase vermelha, o toque de recolher entre 20h e 5h.
- Continuam proibidas celebrações religiosas coletivas.
Conforme anunciado na última sexta-feira pelo governo do Estado de São Paulo, as escolas da rede estadual retornarão de forma gradual a partir da semana que vem. Já a liberação das redes municipais e privada dependem da liberação de cada prefeitura. Na capital paulista, a retomada das aulas presenciais ocorrerá a partir de segunda-feira.
Neste sábado (10), o Estado de São Paulo registrou 2.635.378 casos confirmados e 82.407 mortes pela Covid-19. Entre os infectados, 2.249.636 estão recuperados e, desse total, 266.414 estiveram internados e receberam alta hospitalar.
As fases do Plano SP contra a Covid-19 preveem quatro estágios de restrições.
A mais rigorosa é a fase emergencial, vigente até hoje (11). A fase vermelha tem alerta máximo, enquanto a laranja é considerada uma fase de controle e a fase amarela é a mais flexível.