Faria Lima: tiroteio na avenida evidencia cenário com 200% de crescimento nos crimes

Avenida que abriga prédios com o preço por metro quadrado substancialmente maior do que outros bairros da cidade de São Paulo, a Faria Lima – coração financeiro do Brasil – tem sofrido recentemente com problemas de segurança.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Além de furtos e roubos à mão armada, a violência cresceu na região. O problema foi evidenciado de forma drástica nessa semana, quando ocorreu um tiroteio na Faria Lima.

Na tarde de quarta (22) três criminosos trocaram tiros com membros da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na avenida, logo após uma tentativa de assaltar um engenheiro de 49 anos na região do Itaim Bibi.

A ocorrência do tiroteio se deu logo após o guarda flagrar o assalto, a pouco metros, e dar voz de prisão aos criminosos – que por sua vez revidaram.

Segundo informe da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a SSP, após o tiroteio um homem de 19 anos foi preso em flagrante e dois adolescentes, de 16 e 17, apreendidos.

O adolescentes de 16 anos chegou a ser baleado e foi levado ao Hospital do Campo Limpo, porém seu estado de saúde não foi informado pelas autoridades.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-10-livros.png

Em um ano, roubos triplicaram na Faria Lima

Os dados da SSP mostram que os roubos na Faria Lima cresceram consideravelmente neste ano.

Até julho deste ano, foram registrados, em média, 3 roubos por dia na avenida. Foram 618 ocorrências no total, praticamente o triplo ante os 208 registrados em 2022.

Se analisado de forma isolada, o mês de janeiro já mostrava crescimento de 31% ante igual período do ano anterior.

Com 4,6 km de extensão e calçadas largas – passando pelo Itaim, Pinheiros e Jardim Paulistano -, a Avenida Faria Lima ostenta mais placas de aviso por causa dos furtos frequentes.

Uma delas ganhou notoriedade nas redes sociais pela frase “Cuidado! Local com alto índice de roubo de celular”. A placa foi colocada no cruzamento da via com a Avenida Rebouças, onde fica um dos maiores centros comerciais da capital paulista.

Além dos roubos de celular, assaltantes também têm cometido crimes visando itens de valor.

Em 2023, em uma ocorrência na região da Faria Lima flagrada por uma câmera de segurança, um assaltante rouba o relógio de um cliente de um bar -o Boteco Rainha – que estava em uma mesa na calçada.

O estabelecimento fica justamente nas proximidades da Faria Lima, assiduamente frequentado por quem trabalha no mercado financeiro – dado que a avenida é ocupada por uma série de bancos, corretoras e companhias do segmento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno