Para combater “fake news” no segundo turno TSE lança portal
Com o intuito de combater fake news no segundo turno das eleições, o Tribunal de Contas Eleitoral (TSE) lançou um portal que é voltado ao tema.
A página tem como objetivo mostrar ao eleitorado o peso que fake news tem no campo da política, além de desmentir sobre boatos falsos. Tudo através da utilização de órgãos públicos.
Isto é, para executar o serviço, o TSE encaminha os relatos enviados ao portal para verificação do Ministério Público Eleitoral e da Polícia Federal.
Os dois órgãos, por sua vez, são responsáveis em checar a veracidade da informação e, se necessário, identificar e punir os responsáveis por disseminar informações falsas.
Em seu primeiro dia no ar, sexta-feira(12), a página desmentiu sobre assuntos como: um grande número de votos anulados e problemas com a tecla “1” da urna eleitoral, ambas notícias falsas, porém vinculadas das redes sociais.
Isto porque a disseminação de conteúdos fora da realidade se tornou uma ferramenta recorrente nestas eleições.
Entre as redes sociais utilizadas para a propagação deste tipo de conteúdo, o Whatsapp se tornou a ferramenta mais utilizada.
Isto porque o tipo de criptografia do aplicativo, aliado ao fato de ser gratuito, possibilita que o meio de comunicação seja o ideal para o compartilhamento destas informações.
Além do TSE, uma série de portais de notícia tem se dedicado para denunciar as fake news, além de conscientizar a população sobre o tema.