Facebook registra queda de 49% no lucro líquido no 2º trimestre de 2019
O Facebook registrou uma redução de 49% no lucro líquido no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. O valor obtido foi de US$ 2,616 (US$ 0,91 por ação).
Por outro lado, a receita total do Facebook apresentou alta de 28% ante o 2º trimestre do 2018 e atingiu US$ 16,886 bilhões.
Nesta quarta-feira (24), no final do pregão, os papéis da rede social registraram alta de 1,14% e estavam negociando a US$ 204,66 na bolsa de valores de Nova York. As ações no pós-mercado subiram 1,98% e encerraram em US$ 206,64.
Aumento no número de usuários
Os bons resultados obtidos pela plataforma incluem o aumento de usuários ativos diariamente. O número de pessoas que utilizam a rede social todos os dias atingiu 1,59 bilhão. Além disso, a rede social norte-americana chegou a 2,41 bilhões de usuários por mês.
Conforme informado pela companhia, mais de 2,1 bilhões de pessoas utilizam o Facebook e suas subsidiárias diariamente. Esse número inclui outras redes sociais como Whatsapp, Instagram e Messenger. A rede social prevê que ao menos 2,7 bilhões acessem ao menos uma dessas plataformas por mês.
Multa de US$ 5 bi
A redução do lucro líquido do Facebook foi impulsionada por conta das investigações e multas que a empresa vem sofrendo.
Nesta quarta-feira, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) anunciou que a rede social pagará US$ 5 bilhões em multa para encerrar uma investigação de vazamento de dados.
Saiba mais: Comissão de comércio dos EUA faz acordo de US$ 5 bi com o Facebook
“Apesar das repetidas promessas a bilhões de usuários em todo mundo de que eles poderiam controlar como suas informações pessoais são compartilhadas, o Facebook minou as escolhas dos consumidores”, afirmou o presidente da FTC, Joe Simons.
Segundo a FTC, essa é a maior multa imposta para uma empresa que violou a privacidade de seus usuários. Com o acordo, o Facebook deverá criar um comitê de privacidade e estabelecer postos de fiscalização.
Vazamento de dados do Facebook
A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos abriu uma investigação contra o Facebook 2018. A apuração teve início após informações de que a Cambridge Analytica teria acessado dados pessoais de 87 milhões de usuários.
Dessa forma, a companhia estava violando um acordo com a FTC de proteção à privacidade de seus usuários. Com as informações, a Cambridge coletou dados de usuários do Facebook e criou perfis para que seus clientes direcionassem mensagens políticas para grupos específicos.
Além disso, em dezembro de 2018, o jornal norte-americano “The New York Times” apontou novas irregularidades do Facebook. Conforme publicado, a companhia concedeu informações pessoais dos usuários para empresas como Microsoft, Amazon e Netflix.