A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou via publicação do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23) que multou a dona do Facebook (FBOK34), a Meta (M1TA34), em R$ 6,6 milhões por vazar dados de usuários brasileiros.
O Facebook tem a chance de reduzir a multa em até 25% se decidir por não recorrer da decisão.
A Senacon explica que, em 2018, dados de usuários da rede social foram repassados à Cambridge Analytica, uma consultoria britânica de Marketing Político contratada para a campanha eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
De acordo com o órgão, “estima-se que, na época, os dados de mais de 87 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 443 mil brasileiros, tenham sido compartilhados para recebimento de conteúdos relacionados a Trump”.
A investigação sobre o Facebook conduzida pela Senacon concluiu, naquele mesmo ano, que o compartilhamento ilegal de dados ocorria por meio da instalação do ‘This Is Your Digital Life’, um aplicativo de teste de personalidade.
“Por apresentar falhas ao informar sobre as configurações de privacidade, a Senacon entendeu que o Facebook cometia prática abusiva com os usuários e, por isso, aplicou a multa de R$ 6,6 milhões”, diz o comunicado.
Em julho deste ano, a própria Senacon anulou a condenação para garantir a ampla defesa do Facebook. Porém, segundo a Secretaria, a empresa continuou a afirmar que não houve quaisquer indícios de que dados dos brasileiros tenham sido transferidos à Cambridge Analytica e que, portanto, não haveria que se falar em mau uso ou exposição indevida dessas informações.
“As alegações não foram aceitas pela Senacon, que voltou a estabelecer a multa de R$ 6,6 milhões”, diz em nota. O valor a ser pago pelo Facebook deverá ser recolhido em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.
Facebook: Meta (M1TA34) tem receita com queda anual inédita e recuo no lucro por ação
A Meta (M1TA34), dona do Facebook, decepcionou os mercados com lucro por ação abaixo do esperado e queda anual inédita na receita. No segundo trimestre de 2022, o lucro por ação ficou em US$ 2,46, aquém da expectativa de US$ 2,54 por analistas do FactSet. Após o resultado, a Meta caía 3,70%, às 18h04 (de Brasília), no mercado after hours em Nova York.
O lucro total da companhia foi US$ 6,687 bilhões no período e a receita, de US$ 28,822 bilhões. Houve queda de 36% e 1%, respectivamente.
Em média, no mês de julho, o número de usuários ativos diariamente no Facebook, operado pela Meta, foi de 1,97 bilhão, o que representa um recuo anual de 1%.
“Foi bom ver uma trajetória positiva em nossas tendências de engajamento neste trimestre provenientes de produtos como Reels e nossos investimentos em inteligência artificial”, afirma em nota o fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
Para o terceiro trimestre do ano, a Meta diz esperar que a receita total fique entre US$ 26 bilhões e US$ 28,5 bilhões. Se concretizado, o resultado será de queda trimestral no indicador.
“Essa perspectiva reflete a continuação do ambiente de fraca demanda por publicidade que experimentamos ao longo do segundo trimestre, que acreditamos estar sendo impulsionado por uma incerteza macroeconômica mais ampla”, justifica a dona do Facebook. A receita do Reality Labs nos próximos três meses também deve ser menor que o do segundo trimestre.
(Com informações do Estadão Conteúdo)